What's On
Conheça os melhores restaurantes do mundo com a PRIMETOUR
Publicado em 2 de setembro de 2019

Sabores únicos, texturas ousadas, chefs renomados. Poucas coisas combinam mais com turismo de luxo do que a alta gastronomia! Para você, só os melhores: conheça a seleta lista de 2019 “The World’s 50 Best Restaurants” e agende já sua próxima viagem.

1 – MIRAZUR
MENTON, FRANÇA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

O grande vencedor de 2019 traz os sabores, as cores e a vista da Côte d’Azur. Em Menton, 30 km a nordeste da badalada Nice, o chef Mauro Colagreco é o responsável pela supercriativa culinária mediterrânea que mereceu a atenção dos julgadores. Instalado numa construção influenciada pela década de 1930 com enormes janelas (as vistas panorâmicas para a Riviera Francesa são incríveis), o Mirazur é inquieto – seu cardápio muda com frequência. Dá para voltar sempre – e sempre ser surpreendido! Espere por delicadezas originais como um pão caseiro de gengibre servido junto a um poema de Pablo Neruda.

Avenue Aristide Briand 30
Tel. (04) 9241 8686
Website: www.mirazur.fr

2 – NOMA
COPENHAGUE, DINAMARCA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

Eis que este grande ícone da alta gastronomia está de volta à lista! O restaurante, que já foi considerado o melhor do mundo quatro vezes pelo prêmio, fechou suas portas em 2017 – para a tristeza dos gourmands. Mas, surpreendentemente, ele reabriu em fevereiro de 2018, em um novo endereço e com novíssimas propostas gastronômicas! René Redzepi, o mestre que lançou a new nordic cuisine para o mundo, propõe um menu que acompanha as estações do ano – a cozinha se concentra em frutos do mar entre o fim do inverno e o começo da primavera; depois, em vegetais, do verão ao outono; e, do outono ao inverno, o foco vai para as carnes e caças. Uma experiência imperdível!

Refshalevej 96
Tel. (32) 963 297
Website: www.noma.dk

3 – ASADOR EXTEBARRI
AXPE, ESPANHA
UMA ESTRELA MICHELIN

Localizado longe do barulho das metrópoles, em uma pequena vila rural, o restaurante é um guardião de tradições. Lenha cuidadosamente selecionada é utilizada para cozinhar, com antigas técnicas, os ingredientes naturais cultivados localmente – infinitas possibilidades transformadas pelas mãos do chef Victor Arguinzoniz. Chef autodidata nascido e criado aqui, ele prepara os próprios carvões e os usa para propor uma larga opção de pratos defumados. O terraço, o bar e as salas de jantar são decoradas no estilo rústico da região, quase austero.

Plaza de San Juan 1
Tel. (94) 658 3042
Website: www.asadoretxebarri.com

4 – GAGGAN
BANGKOK, TAILÂNDIA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

Para a tristeza de todos os gourmands, o Gaggan fechou suas portas mais cedo do que o esperado: embora o chef Gaggan Anand já tivesse avisado o encerramento das atividades de seu restaurante em 2020, o 4º lugar da lista – e até então representante da Ásia no seletíssimo Continental Restaurant Awards, o prêmio da World’s Best Restaurantes que contempla apenas um restaurante por continente (Europa, Américas do Norte e do Sul, África e Ásia) – fechou no dia 25 de agosto de 2019. A culinária era a indiana, reinventada com técnicas modernas e influências internacionais. O menu era um destaque, pois suas opções eram “descritas” em emojis que davam dicas do que era o prato. Agora o jeito é esperar a nova empreitada do chef, que deverá abrir em um futuro próximo no Japão.

Estrada Ploenchit, Soi Langsuan 68/1
Tel. (02) 652 1700
Website: www.eatatgaggan.com

5 – GERANIUM
COPENHAGUE, DINAMARCA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Obras-primas! Os chefs Rasmus Kofoed e Søren Ledet usam o que há de mais moderno na cozinha contemporânea para reinventar a culinária escandinava, incluindo técnicas moleculares (e uma estética impecável). As refeições costumam ser servidas em um menu-degustação (padrão ou vegetariano), harmonizadas com bebidas selecionadas. A carta de vinhos merece destaque.

Per Henrik Lings Allé 4, 8º andar
Tel. (69) 960 020
Website: www.geranium.dk

6 – CENTRAL
LIMA, PERU

Lima, uma das principais capitais gastronômicas do mundo, não estaria de fora desta premiação (e há ainda outro representante da cidade na lista, o Maido, em 10º lugar). O Central, que representa a região no Continental Restaurant Awards, conquistou, porém, a melhor colocação. Mérito do casal Virgilio Martinez e Pía León. Aqui, a estética precisa (do espaço e dos pratos) anda de mãos dadas com o sabor. A linha seguida é a da “cozinha de produto”, com foco na qualidade dos ingredientes – em especial os tipicamente peruanos – e na preservação do que eles têm de mais original.

Avenida Pedro de Osma 301, Barranco
Tel. (1) 242 8515
Website: www.centralrestaurante.com.pe

7 – MUGARITZ
SAN SEBASTIÁN, ESPANHA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

O País Basco é famoso por ser um dos berços da cozinha high tech, e continua sendo muito bem representado pelo Mugaritz. Esse tipo de gastronomia molecular, arrojada, contrasta com a localização: o restaurante fica no interior da Espanha, a 10 km de San Sebastián, em Errenteria. O chef Andoni Luis Aduriz coloca a inovação acima de tudo. Surpresas com as texturas, as temperaturas e mesmo os sons dos alimentos estão garantidas por aqui.

Aldura Aldea 20
Tel. (94) 352 2455
Website: www.mugaritz.com

8 – L´ARPÈGE
PARIS, FRANÇA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Vidros jateados by Lalique, aço polido, pinturas a óleo monocromáticas. O sofisticado L’Arpège é liderado pelo chef Alain Passard, que foca seu talento nos vegetais que vêm diretamente de suas fazendas (e em algumas carnes brancas, como peixes e frutos do mar). Os pratos vegetarianos são considerados por muitos os melhores de Paris. O clássico restaurante acumula este ano um outro prêmio da World’s Best Restaurants, o Chefs’ Choice Award, que valorizou suas três décadas dedicadas à gastronomia.

Rue de Varenne 84
Tel.: (01) 4705 0906
Website: www.alain-passard.com

9 – DISFRUTAR
BARCELONA, ESPANHA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

O próprio nome do restaurante, “desfrutar”, já diz muito. Os três chefs, Oriol Castro, Mateu Casañas e Eduard Xatruch, procuram traduzir esse verbo em seus criativos pratos. Num espaço singelo e contemporâneo, com uma cozinha aberta para você assistir ao seu prato ser produzido, são oferecidas invenções que não deixam nada a dever ao saudoso el Bulli, antiga “casa” dos chefs.

Carrer de Villarroel 163
Tel. (93) 348 6896
Website: www.disfrutarbarcelona.com

10 – MAIDO
LIMA, PERU

A referência culinária vem do Japão, mas o espaço não lembra em nada aquele ar de “restaurante temático” que muitos restaurantes japoneses costumam ter. O premiado chef Mitsuharu Tsumura, o Micha, propõe uma cozinha de fusão entre as gastronomias japonesa e peruana que consegue ser criativa sem se tornar excêntrica

Calle San Martín 399, Miraflores
Tel. (1) 313 5100
Website: www.maido.pe

11 – DEN
TÓQUIO, JAPÃO
DUAS ESTRELAS MICHELIN

O chef Zaiyu Hasegawa é o responsável pela inventiva culinária japonesa servida em seu restaurante DEN. Com approach moderno, os pratos são apresentados seguindo o estilo kaiseki: deixe-se levar (e se surpreender) pela jornada gastronômica preparada por Hasegawa. O serviço, excelente, foi reconhecido pelo prêmio Art of Hospitality, também da World’s Best Restaurants.

Architect House Hall JIA, Jingumae 2-3-18, Shibuya-ku
Tel. (03) 6455 5433
Website: www.jimbochoden.com

12 – PUJOL
CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO

Com decoração discreta, tem foco total na culinária. O chef Enrique Olvera reinventa a gastronomia mexicana e a apresentação dos pratos – os ingredientes sazonais, cuidadosamente selecionados, podem ser considerados rústicos por alguns puristas, mas o resultado é inegavelmente elegante e sofisticado. Uma verdadeira experiência gourmet em clima despretensioso. O Pujol foi selecionado como o representante da América do Norte no Continental Restaurant Awards.

Tennyson 133, Polanco
Tel. (55) 5545 4111
Website: www.pujol.com.mx

13 – WHITE RABBIT
MOSCOU, RÚSSIA

Sob o telhado semicircular da Smolensky Passazh, a sala de jantar do White Rabbit dá o tom à experiência sofisticada deste badalado restaurante russo, onde sofás vintage se justapõem a estofados mais modernos. O piso de madeira empresta uma sensação de nobreza antiga ao corte arquitetônico do vidro no espaço (as vistas são perfeitas lá do alto). E, ideais para quem deseja discrição, as salas e os lounges interconectados oferecem opções de assentos VIPs. O menu-degustação Russian Evolution é especialmente interessante: ele aborda a evolução da culinária russa.

Smolenskaya ploschchad 3, 16º andar
Tel. (459) 510 5101
Website: www.whiterabbitmoscow.ru

14 – AZURMENDI
LARRABETZU, ESPANHA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Parte de um complexo gastronômico, o Azurmendi está localizado em um prédio de vidro impressionante tanto pela sua impactante transparência quanto pela vista que se tem dali. A culinária criativa do chef Eneko Atxa não cansa de render prêmios. O restaurante já ganhou o The Sustainable Restaurant Award (Prêmio Restaurante Sustentável), por reciclar seus próprios resíduos, colher água da chuva, fazer uso de energia geotérmica e ter sido construído com materiais ecológicos. Anote: o prato preferido dos críticos traz camarões servidos com tomate congelado.

Barrio Legina s/n, Saída 25 na N-637
Tel. (94) 455 8359
Website: www.azurmendi.restaurant

15 – SEPTIME
PARIS, FRANÇA
UMA ESTRELA MICHELIN

De atmosfera cool, o Septime apresenta os pratos da culinária francesa moderna do chef Bertrand Grébaut, que já trabalhou no estrelado Arpège (o 8º colocado desta lista). O décor reúne elementos rústicos e clássicos – o ambiente sem afetações acompanha receitas “micro sazonais”, como a célebre endívia grelhada com molho à base de pão de centeio e sementes de mostarda em conserva (inusitado!).

Rue de Charonne 80
Tel. (01) 4367 3829
Website: www.septime-charonne.fr

16- ALAIN DUCASSE AU PLAZA ATHÉNÉE
PARIS, FRANÇA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Em seu restaurante homônimo, o renomadíssimo Alain Ducasse apresenta suas criações da haute cuisine francesa contemporânea. O menu é baseado em três elementos: peixes, cereais e vegetais (esses últimos vêm diretamente da horta do Château de Versailles – nada menos). Com a reforma do hotel Plaza Athénée, o restaurante de Ducasse foi completamente renovado e ganhou decoração do designer Patrick Jouin. Vale saber: o sommelier Gérard Margeon e sua equipe abrem a aconchegante cave para quem quiser degustar uma seleção especial dos vinhos ali abrigados – são nada menos que 35 mil preciosas garrafas, entre elas alguns Château Cheval Blanc, Château Latour, Château Margaux Pétrus e Montrachet.

No Hotel Plaza Athénée, Avenue Montaigne 25
Tel. (01) 5800 2243
Website: www.alainducasse-plazaathenee.com

17- STEIRERECK
VIENA, ÁUSTRIA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

O local já está há 40 anos com a mesma família. A culinária premiada do chef Heinz Reitbauer Jun é apresentada em pratos cuidadosamente preparados, e melhor apreciados no belo terraço localizado no Stadtpark. Seu signature dish revela ao mesmo tempo o uso de ingredientes locais simples e a abordagem ousada, teatral, que são características do chef: peixe de águas frias (char) cozido à frente do cliente em cera de abelha quente, e servido acompanhado de pólen.

Am Heumarkt 2a
Tel. (1) 713 3168
Website: www.steirereck.at

18- ODETTE
SINGAPURA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

O francês Julien Royer está surpreendendo Singapura desde 2015 em seu espaço arrojado e minimalista, todo em tons claros. Para combinar com o ambiente da Galeria Nacional de Singapura, onde está instalado, ele apresenta pratos franceses como se fossem obras de arte, preparados com ingredientes sazonais. O Odette venceu este ano na categoria Melhores Restaurantes da Ásia.

Estrada Saint Andrew’s 1
Tel. 6385 0498
Website: www.odetterestaurant.com

19- TWINS GARDEN
MOSCOU, RÚSSIA

O nome diz tudo: assinado pelos gêmeos Ivan e Sergey Berezutskiy, o restaurante tem 70% de seus ingredientes produzidos em fazenda própria. O menu-degustação (que tem uma opção vegetariana) traz o melhor da contemporaneidade à mesa. Para beber, vale experimentar uma das invenções dos irmãos: há de vinho de cenoura a cerveja de beterraba.

Strastnoi bulvar 8a
Tel. (499) 112 3311
Website: www.twinsgarden.ru

20- TICKETS
BARCELONA, ESPANHA
UMA ESTRELA MICHELIN

Um hotspot dos irmãos Adrià para os gourmands de plantão, o restaurante é colorido e possui diversos balcões de bar. A culinária é criativa e presta homenagem aos pratos criados no lendário restaurante – hoje fechado – el Bulli (a clássica ”esfera de azeitona”, que explode na boca, ainda pode ser provada por aqui).

Avinguda del Paral-lel 164
Tel. (93) 292 4252
Website: www.ticketsbar.es

21- FRANTZÉN
ESTOCOLMO, SUÉCIA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Abrigado numa propriedade datada do século 19, o Frantzén propõe uma singular experiência gastronômica ao fundir tradições nórdicas e asiáticas. O delicado menu do chef Björn Frantzén exibe pratos modernos e criativos, preparados com técnicas clássicas e ingredientes especiais – um deles é o vinagre balsâmico de 100 anos de idade. Vale destacar também os aperitivos, acompanhados por explicações sobre cada ingrediente do dia.

Klara Norra Kyrkogata 26
Tel. (08) 208 580
Website: www.restaurantfrantzen.com

22- NARISAWA
TÓQUIO, JAPÃO
DUAS ESTRELAS MICHELIN

A imaginação do chef Yoshihiro Narisawa garantiu também a 8ª colocação entre os 50 melhores restaurantes da Ásia. Narisawa mescla clássicas técnicas francesas com a forte estética floral característica do Japão. Para acompanhar, você pode ser criativo e, em vez do saquê, escolher a partir da curiosa lista de (excelentes) vinhos produzidos no país.

Minami Ayoma 2-6-15, Minato-ku
Tel. (03) 5785 0799
Website: www.narisawa-yoshihiro.com

23- COSME
NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS

O chef Enrique Olvera, do Pujol (o restaurante na 12ª posição), trouxe toda a sua expertise na culinária mexicana à Nova York através deste restaurante, no bairro de Flatiron – antes de repassar o comando da cozinha à sua pupila Daniela Soto-Innes. O mérito da chef foi reconhecido este ano com outro prêmio da World’s Best Restaurants: o de Melhor Chef Mulher. O menu é repleto de influências do México e possui uma boa variedade de bebidas – vinho e tequila não faltam. O ambiente minimalista é assinado por Micaela de Bernardi.

East 21st Street 35
Tel. (212) 913 9659
Website: www.cosmenyc.com

24- QUINTONIL
CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO

O chef Jorge Vallejo inaugurou o Quintonil em 2012 com sua esposa Alejandra Flores e, desde então, tem ganhado reconhecimento ao redor do mundo. O restaurante despretensioso fica no distrito de Polanco e a preocupação com o impacto ecológico faz com que o chef Vallejo utilize ingredientes cultivados em seu próprio pomar. O cardápio é focado em frutas e vegetais, com ingredientes sazonais frescos, grãos e ervas, além de produtos indígenas. Ocupa ainda o 9º lugar entre os 50 melhores da América Latina.

Newton 55, Polanco
Tel. (55) 5280 2680
Website: www.quintonil.com

25- ALLÉNO PARIS AU PAVILLON LEDOYEN
PARIS, FRANÇA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Em 2014, o renomado chef Yannick Alléno assumiu o comando de uma elegante construção histórica antes chamada Pavillon Ledoyen (conta-se que Napoleão frequentava o espaço). Hoje, sob o nome de Alléno Paris, serve combinações modernas e refinadas da cuisine da França, com ênfase na reinvenção que o chef propõe para os tradicionais molhos franceses.

Carré des Champs-Élysées, Avenue Dutuit 8
Tel. (01) 5305 1000
Website: www.yannick-alleno.com

26- BORAGÓ
SANTIAGO, CHILE

A culinária molecular é protagonista por aqui. Por isso, o que parece ser, muitas vezes, não é. Os pratos proporcionam sensações inusitadas – como, por exemplo, balas que, ao serem ingeridas, fazem você liberar fumaça pelo nariz. Há opções à la carte, mas recomenda-se apostar em um dos menus-degustação. O Boragó, recentemente transferido para um novo espaço, ocupa também o 4º lugar na lista restrita à América Latina.

Avenida Nueva Costanera 3467
Tel. (2) 953 8893
Website: www.borago.cl

27- THE CLOVE CLUB
LONDRES, INGLATERRA
UMA ESTRELA MICHELIN

Esse bar e restaurante fica no Shoreditch Town Hall, que foi construído em 1865. O local deixou de ser utilizado pelo governo na década de 1960 e agora é um espaço de artes e eventos. As refeições servidas no The Clove Club são preparadas com ingredientes e produtos nacionais e compõem um ambicioso cardápio com cinco tempos. O bar é animado.

No Shoreditch Town Hall, Old Street 380
Tel. (20) 7729 6496
Website: www.thecloveclub.com

28- BLUE HILL AT STONE BARNS
POCANTICO HILLS, ESTADOS UNIDOS
UMA ESTRELA MICHELIN

A experiência de saborear uma refeição preparada 100% com produtos naturais orgânicos em plena Nova York – bem, na verdade, a 40 km de Manhattan. A fazenda da família em Great Barrington, Massachusetts, foi o ponto inicial da paixão de Dan Barber pela cozinha, assim como o seu incansável interesse por atividades agrícolas. Desde então, Barber, um dos pioneiros da cultura farm-to-table, tem trabalhado para incorporar à boa mesa os princípios de produção ecológica. Um exemplo é a surpreendente carta de vinhos, repleta de produtores que respeitam técnicas artesanais. Para o melhor do chef, reserve o menu-degustação e prepare-se para uma vivência gourmet de quatro horas de duração.

Bedford Road 630, Pocantico Hills
Tel. (914) 366 9600
Website: www.bluehillfarm.com

29- PIAZZA DUOMO
ALBA, ITÁLIA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

São mais de quarenta anos de tradição. Aqui, o chef Enrico Crippa demonstra sua excelência culinária em pratos que celebram a gastronomia tradicional do Piemonte. Curiosamente, o prato mais famoso é uma (variadíssima) salada. Para acompanhar, peça a sugestão de Vincenzo Donatiello, possivelmente o melhor sommelier do mundo. O ambiente é refinado, mas sem ostentações – as cores claras predominam.

Piazza Risorgimento 4
Tel. (017) 336 6167
Website: www.piazzaduomoalba.it

30- ELKANO
GETARIA, ESPANHA
UMA ESTRELA MICHELIN

Simples e retrô, o Elkano se destaca pelos incríveis pratos de frutos do mar. Possui uma pequena área de espera com um bar e uma sala de jantar de estilo marinho, ambas com excelente atendimento. A culinária preza pela qualidade dos ingredientes – que é, afinal, o que mais importa.

Calle Herrerieta 2
Tel. (94) 314 0024
Website: www.restauranteelkano.com

31- LE CALANDRE
RUBANO, ITÁLIA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

A simplicidade quase monástica da decoração contrasta com os pratos artisticamente apresentados. Isso permite que o foco total esteja na culinária criativa e experimental. Fica bem perto de Pádua, a apenas 6 km de distância. Vale ressaltar que, aos 28 anos, Max Alajmo foi o mais jovem chef da história a conquistar as raras três estrelas Michelin.

Via Liguria 1
Tel. (49) 630 303
Website: www.alajmo.it

32- NERUA GUGGENHEIM BILBAO
BILBAO, ESPANHA
UMA ESTRELA MICHELIN

O Museu Guggenhein Bilbao apresenta, além do cardápio de arte, opções de restaurantes. O Nerua, claro, é o grande destaque. Sob o comando do chef Josean Alija, ele é totalmente dedicado a uma haute cuisine com influência basca e ênfase na utilização de vegetais e frutos do mar frescos. Ao visitá-lo, não se esqueça: sua entrada é independente ao museu, bem ao lado do rio.

No Museu Guggenhein, Avenida Abandoibarra Estorbidea 2
Tel. (94) 400 0430
Website: www.nerua.com

33- LYLE’S
LONDRES, INGLATERRA
UMA ESTRELA MICHELIN

Em um espaço que já foi uma fábrica de bacon, o talentoso James Lowe abriu seu restaurante. No Lyle’s, os pratos de culinária inglesa somam-se à minimalista decoração industrial que remete ao passado do local. O menu, sucinto e sempre mudando, traz o que há de mais fresco na produção local.

Shoreditch High Street 56 (entrada pela Bethnal Green Road)
Tel. (20) 3011 5911
Website: www.lyleslondon.com

34- DON JULIO
BUENOS AIRES, ARGENTINA

Difícil encontrar lugar melhor para provar os típicos cortes argentinos – na companhia de ótimos vinhos Malbec (já virou tradição que os clientes assinem o rótulo da garrafa consumida e a deixem como parte da decoração). Clássico e despretensioso – e na 6ª posição entre os 50 melhores restaurantes da América Latina.

Calle Guatemala 4691, Palermo Viejo
Tel. (11) 4831 9564
Website: www.parrilladonjulio.com

35- ATELIER CRENN
SÃO FRANCISCO, ESTADOS UNIDOS
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Com um cinza neutro e discreto, o restaurante está quase camuflado, escondido para quem o vê de fora. Em seu interior, a atmosfera ainda é de discrição e tranquilidade para que a culinária da chef francesa Dominique Crenn seja a verdadeira estrela. Entre os ingredientes, destacam-se a lagosta e a ostra. Encontre pratos criativos baseados em expressões elementares da terra e do mar.

Fillmore Street 3127
Tel. (415) 440 0460
Website: www.ateliercrenn.com

36- LE BERNARDIN
NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

O chef Eric Ripert apresenta o melhor dos frutos do mar, servidos muitas vezes em versões cruas, em sua clássica culinária francesa (além das sobremesas mais tentadoras da ilha – dizem). Sempre apontado entre os mais importantes restaurantes de NY, Le Bernardin é praticamente uma parada “obrigatória” para gourmands. Não deixe de experimentar o caranguejo.

West 51st Street 155
Tel. (212) 554 1515
Website: www.le-bernardin.com

37- ALINEA
CHICAGO, ESTADOS UNIDOS
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Uma unanimidade entre os críticos, Alinea figura como um dos melhores restaurantes dos Estados Unidos. O chef Grant Achatz tem sido bem-sucedido em sua pretensão de revolucionar o modo como comemos. Para isso, apresenta pratos familiares servidos com ingredientes de luxo, em novos contextos e de formas inesperadas. Achatz teve escola: já trabalhou com Ferran Adrià, o mestre da desconstrução culinária, e no estrelado French Laundry, de Thomas Keller.

North Halsted Street 1723
Tel. (312) 867 0110
Website: www.alinearestaurant.com

38- HISA FRANKO

KOBARID, ESLOVÊNIA

Imerso em um cenário impactante, aos pés de imponentes montanhas e junto a um rio, o Hiša Franko traz um menu-degustação de 11 pratos focado em oferecer o melhor da natureza. Quem comanda o restaurante é Ana Roš, eleita a Melhor Chef Mulher em 2017, que faz uso de ingredientes sazonais, sobretudo legumes frescos e trutas, para criar as receitas servidas aqui. Para acompanhar, uma carta de vinhos de primeira classe.

Staro selo 1
Tel. (05) 389 4120
Website: www.hisafranko.com

39- A CASA DO PORCO
SÃO PAULO, BRASIL

Sim, o Brasil também entra na lista. Já tivemos o Maní, o D.O.M. – esta é a novidade da vez. Como o seu nome sugere, A Casa do Porco serve as mais variadas receitas à base de carne de porco – do tartar ao sushi de papada (sim!), todos os pratos são pensados pelo chef Jefferson Rueda que, além de utilizar todas as partes do animal em suas criações, sem desperdícios, busca recuperar os sabores de sua infância, mas atualizando forma, técnica e apresentação. A combinação de bar, restaurante e mercado conquistou também o 7º lugar entre os melhores da América Latina. O ambiente é alegre e colorido.

Rua Araújo 124
Tel. (11) 3258 2578
Website: www.acasadoporco.com.br

40- RESTAURANT TIM RAUE
BERLIM, ALEMANHA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

Com sua atmosfera urban e um menu inovador, Tim Raue conquista clientes fiéis. Ele trabalha com um conceito interessante e bem pensado em pratos euro-asiáticos (as influências da Ásia vêm do Japão, da Tailândia e da China). Prove o salmão acompanhado de tomate e anis para ter melhor compreensão do estilo do chef.

Rudi-Dutschke-Straße 26
Tel. (30) 2593 7930
Website: www.tim-raue.com

41- THE CHAIRMAN
HONG KONG, CHINA

Gastronomia cantonesa autêntica com ingredientes frescos e de qualidade. Na 11ª posição da lista dos melhores restaurantes da Ásia, o restaurante tem um cardápio eclético e que foca nos sabores mais genuínos de cada produto. A atmosfera é low profile, mas a culinária é excepcional.

Kau U Fong 18
Tel. (852) 2555 2202
Website: www.thechairmangroup.com

42- BELCANTO
LISBOA, PORTUGAL
DUAS ESTRELAS MICHELIN

O Belcanto existe desde 1958, mas foi em 2011 que foi adquirido pelo chef José Avillez – e passou pela profunda remodelação que o iria alçar ao status de melhor restaurante português. Agora, acaba também de mudar de endereço: o ambiente intimista, combinando o clássico e o contemporâneo, acompanha harmoniosamente os pratos de cozinha portuguesa tradicional com toques criativos. Vale reservar a Chef’s Table para acompanhar o trabalho do chef – que possui um verdadeiro “império culinário” em Portugal.

Rua Serpa Pinto 10A
Tel. (21) 342 0607
Website: www.belcanto.pt

43- HOF VAN CLEVE
KRUISEM, BÉLGICA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Uma pequenina casa de fazenda, rústica por fora e elegante por dentro, abriga este excelente restaurante gourmet. A decoração é moderna e a culinária é a belga criativa. Encerrar a refeição com uma seleção de queijos e sobremesas é quase uma tradição. Fica a 73 km de Bruxelas, mas a excelência gastronômica faz valer o passeio até o campo.

Riemegemstraat 1
Tel. (09) 383 5848
Website: www.hofvancleve.com

44- THE TEST KITCHEN
CIDADE DO CABO, ÁFRICA DO SUL

Aberto em 2010, é constantemente premiado – este ano ele acumula essa colocação com a participação na lista Continental Restaurant Awards, representando o continente africano. Mérito da enorme criatividade do chef Luke Dale-Roberts. O ambiente é contemporâneo, assim como a gastronomia de toques asiáticos.

The Old Biscuit Mill, Albert Road 375, Woodstock
Tel. (021) 447 2337
Website: www.thetestkitchen.co.za

45- SÜHRING
BANGKOK, TAILÂNDIA
DUAS ESTRELAS MICHELIN

Após diversas experiências em países como Alemanha e Itália, os gêmeos Thomas e Mathias decidiram abrir um restaurante no coração da capital tailandesa. Neste elegante espaço, a culinária alemã é reinterpretada de forma moderna, com influências da gastronomia da Europa Central. Trata-se de um Relais & Châteaux.

Yen Akat Soi 3 10, Chongnonsi, Yannawa
Tel. (02) 287 1799
Website: www.restaurantsuhring.com

46- DE LIBRIJE
ZWOLLE, HOLANDA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Localizado em uma antiga prisão feminina do século 18, a culinária holandesa moderna aqui servida vale a viagem até a cidade de Zwolle. O menu-degustação é personalizado de acordo com gostos e restrições. Ambiente elegante e sóbrio, com muita arte moderna e um agradável pátio coberto com vidro.

Em Zwolle, 98 km a leste de Amsterdam
No Librije’s Hotel, Spinhuisplein 1
Tel. (38) 853 0000
Website: www.librije.com

47- BENU
SÃO FRANCISCO, ESTADOS UNIDOS
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

O chef Corey Lee já teve passagem pelo The French Laundry de Thomas Keller – o que explica muita coisa. Sua culinária norte-americana contemporânea busca inspiração no Oriente e é apresentada num ambiente de tons neutros. A localização do Benu é outro destaque: ele está abrigado em uma construção histórica no SoMA, o distrito industrial-chic de San Fran. Serviço à la carte e menu-degustação.

Hawthorne Street 22
Tel. (415) 685 4860
Website: www.benusf.com

48- ULTRAVIOLET BY PAUL PAIRET
SHANGAI, CHINA
TRÊS ESTRELAS MICHELIN

Uma experiência multissensorial. Eis o conceito do chef Paul Pairet, que mistura sem pudor balas de goma, projeções de vídeos e canções. É difícil encontrar outra experiência tão avant-garde quanto o ULTRAVIOLET. Apenas dez clientes são recebidos por noite – o local é secreto e muda sempre. A seleta dezena é recebida pelo diretor Fabien Verdier, que apresenta o cardápio de 20 pratos. Cada prato é pareado com uma experiência visual e olfativa – pura diversão. O ULTRAVIOLET está também em 6º lugar entre os melhores da Ásia.

Em algum lugar de Shanghai
Website: www.uvbypp.cc

49- LEO
BOGOTÁ, COLÔMBIA

Ingredientes exóticos regionais, com cores ousadas e sabores marcantes. A qualidade gastronômica do Leo vem da Amazônia e é reconhecida também com o 10º lugar entre os 50 melhores restaurantes latino-americanos. Trata-se do estabelecimento da cartagenera Leonor Espinosa, celebrity chef sempre presente na TV local.

Calle 27B 6-75, Pasaje Santa Cruz de Mompox
Tel. (1) 286 7091
Website: www.restauranteleo.com

50- SCHLOSS SCHAUENSTEIN
FÜRSTENAU, SUÍÇA

Em um cenário digno de “conto de fadas”, esse restaurante fica em um castelo com vista para os impressionantes Alpes Suíços. A culinária moderna francesa de Andreas Caminada lhe rendeu inúmeros prêmios, inclusive o The Sustainable Restaurant Award (Prêmio Restaurante Sustentável) de 2019 – graças aos seus esforços para respeitar o meio ambiente e criar parcerias com a comunidade. Um dos célebres pratos do menu é o zander europeu pescado no Lago Lucerna. Um must!

Schauenstein Schloss Restaurant Hotel, Schlossgasse 77
Tel. (81) 632 1080
Website: www.schauenstein.ch

Fale Conosco
compartilhe esse post: