Prime News
PARA ADICIONAR À WISHLIST: O NOVO MUSEU NACIONAL DA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA!
Publicado em 6 de agosto de 2021

Amamos novidades! Inaugurado como uma exposição temporária em 2017, o Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC) finalmente abriu suas portas ao público, em abril deste ano. Ao sul do Cairo, no distrito de Fustat, o museu marcou sua estreia com um evento impressionante.

Pessoas acompanharam nas ruas, pela televisão e pela internet o grande desfile, às margens do Rio Nilo, que transferiu 22 múmias do Museu Egípcio do Cairo para o NMEC. Acompanhadas pela Orquestra do Egito, elas foram transportadas em ordem cronológica – o rei Sekenenré Taá (século 16 a.C.), da 17ª dinastia, foi o primeiro e o rei Ramsés IX (século 12 a.C.), da 20ª dinastia, o último. Alguns nomes mais conhecidos também participaram da mudança, como o rei Ramsés II e a rainha Hatshepsut.

Os 18 reis e as 4 rainhas desfilaram em cápsulas individuais preenchidas com nitrogênio para garantir sua conservação, e foram levados em um percurso de 7 quilômetros por veículos equipados com potentes amortecedores e que replicavam o formato das antigas barcas funerárias usadas para transportar os corpos dos faraós às suas tumbas. (wow!)

No Museu do Cairo, as múmias costumavam ser apresentadas em um ambiente sem muitos recursos (e até um tanto mórbido). Já no NMEC, elas serão exibidas em urnas modernas, com controle de temperatura e umidade, em um ambiente parecido com as tumbas subterrâneas dos reis – digno da realeza!

O novo Museu Nacional da Civilização Egípcia traz uma área de mais de 135 mil metros quadrados e um acervo completo que apresenta uma visão aprofundada da cultura egípcia em diferentes épocas – desde os tempos pré-históricos até o Egito moderno. É o arquiteto egípcio El Ghazzali Kosseiba que assina a arquitetura do projeto que contou com os esforços conjuntos da UNESCO, das autoridades egípcias e do Ministério da Cultura.

Sugestão de hospedagem

Em sua próxima viagem ao Egito, que está aberto para brasileiros, sua hospedagem pode acompanhar a “onda de novidades”: no novo St. Regis Cairo! Com vistas para o Nilo, o hotel é contemporâneo, tem spa de dois andares, sete restaurantes – e excelente butler service. Perfeito para não pensar em nada após um dia repleto de aventuras pela capital egípcia: depois de uma visita ao novo museu, o que acha de sobrevoar as Pirâmides de helicóptero?

Escrito por:
Sheila Roldão dos Santos
Depto. de Comunicação e Marketing da PRIMETOUR

Fale Conosco
compartilhe esse post: