Prime Tips
LUGARES SAGRADOS
Publicado em 10 de março de 2022

Há momentos em que a vida pede um pouco mais de sentido. De reconexão. A própria palavra religião, hoje já contaminada por tantos outros conceitos humanos, na origem vem do latim religare – ou seja, voltar a ligar-se: com o divino, com o mistério por trás da vida que corre, com o nome que você preferir dar a essa força intangível. Em alguns lugares do planeta, sua “religação” pode acontecer de uma maneira mais intensa. São cidades consideradas sagradas, e a fé que as cria é tão profunda que, por vezes, fica até difícil colocar em palavras. É preciso ir, estar, ser. Então, quando sua alma te enviar um convite desse tipo… chegou sua hora de ir. De estar. De ser.

VATICANO
itália

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja… E tudo o que ligares na terra será ligado nos céus”. Você nunca irá sentir com tanta força as palavras de Jesus, registradas no Evangelho de Mateus, do que no momento de sua visita ao Scavi, a necrópole que corre por baixo da Basílica de São Pedro e abriga o túmulo do apóstolo que é considerado o primeiro papa da Igreja Católica. Em honra a ele foi erguida uma das mais importantes igrejas do catolicismo, com o maior interior entre todas elas e obras de arte incontáveis – com o ápice sendo a tocante Pietà, de Michelangelo. O artista renascentista também irá proporcionar outro momento emocionante, quando você admirar os afrescos que recriam cenas da Bíblia no teto e no altar da Capela Sistina. Para você, além do acesso sem filas a ela, será garantida a entrada à pequena sala onde os papas são investidos após o conclave.

VARANASI
índia

A mais espiritualizada cidade do mais espiritualizado país! A sagrada Varanasi reúne tudo o que se espera de uma viagem mística à Índia! Escolhida por Shiva, o deus da destruição e da transformação, a cidade acolhe multidões de fiéis em busca de purificação junto ao rio Ganges. Diz a fé hindu que, inclusive, quem vem morrer em seu solo liberta sua alma para sempre da “roda das reencarnações”. Você vai vivenciar muito de perto os ritos sagrados enquanto navega pelo Ganges. Ao amanhecer, veja os peregrinos que se banham nas águas. Ao anoitecer, faça parte do aarti, belíssimo ritual feito com fogo às margens do rio. Estar no coração profundo da Índia será uma experiência intensa – e inesquecível.

JERUSALÉM
israel

Comove pensar que as antigas oliveiras que você hoje vê no Jardim de Getsêmani são as mesmas que teriam visto Jesus chorar antes de ser traído. Mas estar em Jerusalém é isso mesmo – passar os dias em estreito contato com o que há de mais sagrado para as três mais importantes religiões monoteístas do planeta: a cristã, a judaica e a muçulmana. Para judeus, fazer suas orações junto ao Muro das Lamentações será marcante – e um bar ou bat mitzvah pode ser organizado durante a viagem. Inesquecível! Para muçulmanos, nenhum local da cidade é mais importante do que a Cúpula da Rocha, de onde o profeta Maomé teria ascendido aos céus. Para qualquer viajante interessado em ampliar e enriquecer coração e mente, nada como tours privativos guiados ao mesmo tempo por um israelense e um palestino. Visitando a Via Sacra, a Mesquita Al-Aqsa, as igrejas do Santo Sepulcro e da Natividade, o museu do holocausto Yad Vashem Memorial: um único ponto de vista é muito pouco para uma cidade tão multifacetada, complexa e essencial na história da humanidade quanto Jerusalém.

Escrito por:
Bianca Piragibe
Depto. de Comunicação e Marketing da PRIMETOUR

Fale Conosco
compartilhe esse post: