Prime Tips
Londres, Petra, Queenstown e mais: 10 destinos que foram cenário de grandes filmes
Publicado em 22 de abril de 2020

Tem destino cuja paisagem é tão, mas tão incrível, que vai parar nas telonas do cinema. É o caso da Nova Zelândia, responsável por dar vida ao mundo fantasioso de O Senhor dos Anéis. O mesmo vale para Petra, na Jordânia, cenário das aventuras de Indiana Jones. As ilhas havaianas abrigaram os dinossauros de Spielberg, enquanto as ilhas gregas viram Meryl Streep ensaiar seus melhores passos de dança. Agarre seu balde de pipoca e venha com a gente por esses dez destinos que são verdadeiros “sucessos de bilheteria” – para matar a saudade das nossas viagens e inspirar sua próxima wishlist!

PETRA: AVENTURAS ARQUEOLÓGICAS de TIRAR o FÔLEGO
Jordânia

Apareceu em: Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), dirigido por Steven Spielberg.

Sobre o destino: A encantadora “Cidade Rosa” de Petra, com seus marcantes edifícios esculpidos em rocha, é o cartão-postal da Jordânia. Nas ruínas arqueológicas erguidas nos tempos antes de Cristo pelos nabateus, os ancestrais nômades dos árabes, destaca-se o templo Al Khazneh, chamado de O Tesouro. Dizem as lendas beduínas que um faraó egípcio havia escondido todo o seu tesouro bem ali – mas, no último filme dos anos 1980 de Indiana Jones, o monumento abriga um item tão raro quanto o suposto ouro faraônico: o Santo Graal. Nas cenas finais do clássico de Spielberg, em uma sequência de tirar o fôlego, o aventureiro interpretado por Harrison Ford atravessa o desfiladeiro Siq para chegar ao templo e impedir que o mítico cálice caia nas mãos dos nazistas.

Para vivenciar quando voltarmos a viajar: Uma noite em meio ao deserto! Instalado em Wadi Rum, nos arredores de Petra, o Sun City Camp propõe uma estada original com acomodações que lembram uma estação lunar. A experiência fica completa com tours guiados de 4×4 ou a camelo e esportes radicais (como escalada e sandboard). A dica também é não perder o passeio noturno Petra by Night, quando o caminho entre o Siq e O Tesouro fica todo iluminado pela luz de inúmeras velas.

VERSALHES: A VIDA de MARIA ANTONIETA sob HOLOFOTES
França

Apareceu em: Maria Antonieta (2006), dirigido por Sofia Coppola.

Sobre o destino: O Palácio de Versalhes é uma verdadeira obra de arte. Durante uma de suas visitas a Versalhes para caçar, Luís XIII mandou que um pequeno palácio fosse construído para ele em 1623. Anos mais tarde, o rei Luís XIV logo se afeiçoou pelo château de seu pai e iniciou uma magnífica reforma com a ajuda do arquiteto Louis Le Vau e do paisagista André Le Nôtre. Seus sucessores continuaram a ordenar projetos de remodelação e expansão, todas muito significativas para a história arquitetônica do edifício. Entre seus habitantes mais marcantes esteve Maria Antonieta, a extravagante rainha da França – cuja vida foi recriada sob o olhar colorido de Sofia Coppola. A diretora conseguiu uma permissão especial para gravar seu filme, estrelado por Kirsten Dunst, nos interiores do palácio – e fez bom uso da rara oportunidade, seguindo um extremo cuidado para preservar o mobiliário original (os tripés das câmeras, por exemplo, precisaram ser adaptados com bolas de tênis para não deixarem marca no piso). Até mesmo recriar um dos famosos bailes de época na Sala dos Espelhos foi autorizado à equipe. Para poucos!

Para vivenciar quando voltarmos a viajar: Uma visita ao palácio pode ser cheia de exclusividade: os aposentos particulares usados pelos reis, todos repletos de obras de arte inestimáveis, normalmente estão off-limits para visitantes – menos para você, que terá acesso a quartos, escritórios, salas de jantar, bibliotecas… Para entrar ainda mais no clima do filme, preste atenção à passagem secreta da rainha e ao Petit Trianon, seu antigo refúgio.

KAUAI e OAHU: BELEZAS NATURAIS e DINOSSAUROS
Havaí

Apareceu em: Diversos filmes da saga Jurassic Park (1993-2018), dirigidos por Colin Trevorrow, Joe Johnston, Juan Antonio Bayona e Steven Spielberg.

Sobre o destino: O Havaí está presente no imaginário de todas as pessoas como um lugar em que a natureza caprichou de uma maneira única: praias lindas, vulcões ativos, altas ondas, fauna riquíssima (baleias, golfinhos, arraias, tubarões…). Sua aura exótica chamou a atenção de Steven Spielberg, que encontrou nas ilhas de Kauai e Oahu a paisagem perfeita para dar vida à sua mirabolante saga de ficção científica. Muitas das filmagens se concentraram em Kualoa Ranch, em Oahu, mas o diretor soube aproveitar as demais belezas naturais do estado norte-americano: praias mais escondidas como Kipu Kai e Pilaa deram as caras nas telonas e se tornaram point de desejo dos muitos fãs dos filmes, assim como a incrível Halona Beach, vista em Jurassic World: Reino Ameaçado (2018), quando Owen (Chris Pratt), Claire (Bryce Dallas Howard) e Franklin (Justice Smith) escapam de uma erupção vulcânica – e de uma horda de dinossauros.

Para vivenciar quando voltarmos a viajar:  Uma das cenas iniciais do primeiro filme da saga, lançado em 1993, traz as impactantes Manawaiopuna Falls de Kauai. Para conseguir o melhor ângulo para admirar essa cachoeira (que até passou a ser chamada de “Jurassic Park Falls”), além dos cânions e das florestas ao redor, a melhor opção é um sobrevoo de helicóptero – tal qual a trupe do paleontologista Alan Grant (Sam Neill) faz.

LONDRES: MAGIA que ENCANTA GERAÇÕES
Inglaterra

Apareceu em: Diversos filmes da saga Harry Potter (2001-2011), dirigidos por Alfonso Cuarón, Chris Columbus, David Yates e Mike Newell.

Sobre o destino: Clássica e cool ao mesmo tempo, Londres está sempre em ebulição, ditando a moda, a arte e a gastronomia. E foi o destino para onde seguia J. K. Rowling quando, em um insight, começou a formar a história de um menino órfão que descobre ser um bruxo famoso. A saga de Harry Potter logo se tornou um fenômeno literário – seus sete volumes chegaram à marca de 450 milhões de cópias vendidas – e seu sucesso também se estendeu ao mundo cinematográfico. Diversas pontos da capital inglesa serviram de base para os mágicos endereços presentes nos oito filmes do bruxinho: da estação de Kings Cross (a Plataforma 9¾) ao Leadenhall Market (usado como cenário do Beco Diagonal – a rua de compras dos bruxos), um itinerário pela “Londres de Harry Potter” não ficaria completo sem um passeio para ver o Rio Tâmisa e a Ponte da Torre do mesmo ponto de vista de Harry (Daniel Radcliffe) durante os acontecimentos de A Ordem da Fênix (2007) – do alto! A diferença é que, em vez de uma vassoura, você estará a bordo de um helicóptero…

Para vivenciar quando voltarmos a viajar: Um tour VIP pelos estúdios da Warner Bros., em Leavesden, garante aos fãs um olhar privilegiado sobre o que as câmeras não mostraram, incluindo figurinos e acessórios utilizados pelos atores durante as filmagens, maquetes do castelo de Hogwarts e a ala das criaturas mágicas, onde está o enorme modelo animatrônico da “acromântula” Aragogue, de A Câmara Secreta (2002).

QUEENSTOWN: UMA VOLTA pela TERRA MÉDIA de TOLKIEN
Nova Zelândia

Apareceu em: Diversos filmes das sagas O Senhor dos Anéis (2001-2003) e O Hobbit (2012-2014), dirigidos por Peter Jackson.

Sobre o destino: São poucos os países em que se pode ver de tudo: de lindas praias a montanhas com neve eterna, passando por grandes cidades cosmopolitas, além de excelentes ofertas de esportes radicais. A Nova Zelândia é assim, repleta de possibilidades – e os fãs de O Senhor dos Anéis sabem muito bem disso. A atmosfera de fantasia da trilogia de Peter Jackson, adaptada dos livros de J. R. R. Tolkien, encontrou na impactante natureza de Queenstown o seu cenário ideal. O belo Lago Wakatipu foi uma das locações usadas, representando o reino de Lothlórien (a floresta dos elfos), enquanto a área em torno do Lago Glenorchy serviu de pano de fundo para Isengard e Amon Hen, onde os hobbits Merry e Pippin são capturados pelos orcs. Seu roteiro ainda pode incluir o Skippers Canyon (local da luta entre os Nazgûl e a elfa Arwen) e a Cordilheira The Remarkables (Dimrill Dale). Se você seguir de Queenstown em direção ao sul, passando pelo Lago Te Anau, irá dar de cara com o Rio Waiau – o Grande Rio das Terras Ermas, Anduin.

Para vivenciar quando voltarmos a viajar:  Não deixe de visitar Hobbiton em um tour privativo! A pacífica área rural nos arredores de Waikato, na Ilha Norte, se transformou permanentemente no Condado, o gracioso povoado dos hobbits. Lá, é possível ver e visitar as engraçadas casas escondidas sob as colinas – incluindo a do protagonista Frodo (Elijah Wood) – e jantar na Pousada do Dragão Verde.

VATICANO: BASEADO numa HISTÓRIA REAL
Itália

Apareceu em: Dois Papas (2019), dirigido por Fernando Meirelles.

Sobre o destino: Em honra ao apóstolo Pedro, foi erguida uma das mais importantes igrejas do catolicismo, com o maior interior entre todas elas e obras de arte incontáveis. A Basílica de São Pedro é uma das atrações encontradas no Vaticano, menor estado independente do mundo, sede da Igreja Católica – e onde se passa Dois Papas. Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o filme gira em torno das diferenças ideológicas do cardeal Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce), prestes a ser eleito Papa Francisco, e do Papa Bento XVI (Anthony Hopkins). A Capela Sistina que vemos na tela, porém, não é a original: como o Vaticano proíbe qualquer fotografia ou gravação de vídeo (com raríssimas exceções para documentários), a equipe precisou recriar inteiramente a obra-prima de Michelangelo em estúdio. O trabalho ficou a cargo do produtor de design Mark Tildesley e do diretor de arte Stefano Maria Ortolani, que utilizaram uma técnica chamada “tattoo wall” para replicar as pinturas bíblicas nas paredes do set. Incrível, não? Mas você pode ficar a sós com os magníficos afrescos que cobrem o teto e o altar da verdadeira capela. Além do acesso sem filas a ela, será garantida a entrada à pequena sala onde os papas são investidos após o conclave.

Para vivenciar quando voltarmos a viajar: Um almoço privativo na fazenda do Papa? Sim, é possível. Na Fattoria dele Ville Pontificie, em Castel Gandolfo, você poderá conhecer seus jardins e sua horta. O passeio ainda inclui vinhos, azeite de oliva, queijos – e um almoço que não poderia ser mais exclusivo.

SANTA BARBARA e REGIÃO: LUZ, CÂMERA e… VINHO!
Estados Unidos

Apareceu em: Sideways – Entre Umas e Outras (2004), dirigido por Alexander Payne.

Sobre o destino: Ao sul da Califórnia, Santa Barbara tem aquele clima irresistível de cidadezinha praiana, onde o ritmo do dia a dia é ditado pelo vai e vem das ondas do mar. Point dos surfistas, a cidade é conhecida não apenas por suas praias, como também pelas vinícolas que abriga. Não foi à toa que o diretor Alexander Payne escolheu a região, grande produtora de Chardonnay e Pinot Noir, para gravar Sideways – Entre Umas e Outras, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2005. Nesta comédia dramática, o aspirante a escritor Miles Raymond (Paul Giamatti) leva seu grande amigo Jack Cole (Thomas Haden Church) em uma road trip pelo Santa Ynez Valley. Indispensável para wine lovers

Para vivenciar quando voltarmos a viajar: Na SUA road trip pelo Santa Ynez Valley, não deixe de conhecer as regiões de Sta. Rita Hills (Pinot Noirs mais concentrados), Ballard Canyon (especializada em Syrah) e Happy Canyon (Petit Verdot, Cabernet Franc…). Já a Foxen Canyon Wine Trail concentra 14 das melhores vinícolas locais, todas à espera para degustações. A visão se alegra tanto quanto o paladar: o horizonte, com “infinitos” vinhedos, é de ficar marcado na memória.

SKOPELOS: DIAS de SOL e MAR ao SOM de ABBA
Grécia

Apareceu em: Mamma Mia! (2008), dirigido por Phyllida Lloyd.

Sobre o destino: Muito antes dos bangalôs sobre palafitas virarem referência em viagens de luxo, as Ilhas Gregas já davam lição de elegância e savoir vivre com as curvas de suas casas brancas a se debruçar para espiar o mar (muito) azul. Entre elas está a charmosa Skopelos, a maior ilha das Espórades, onde foi gravada a ensolarada versão cinematográfica de um dos musicais mais famosos do mundo: Mamma Mia! Embalada pelos hits do grupo sueco ABBA, a história traz a sonhadora Sophie (Amanda Seyfried), filha única de Donna (Meryl Streep), em busca de saber qual dos três ex-namorados da mãe é seu pai.

Para vivenciar quando voltarmos a viajar: Que tal conhecer alguns dos locais onde rolaram as filmagens em seu yacht privativo? Vá direto à Praia de Kastani: nela foram gravados os números de “Lay All Your Love on Me” e “Does Your Mother Know”. Outros lugares para visitar são Amarantos, com suas águas azul-turquesa (da cena de “Honey Honey”), e a pequenina capela de Agios Ioannis, no topo de um penhasco, com direito aos 202 degraus vistos durante a procissão que leva Sophie ao altar – e à encantadora vista para o Egeu.

AS TERRAS ALTAS: PARTE da HISTÓRIA ESCOCESA
Escócia

Apareceu em: Coração Valente (1995), dirigido por Mel Gibson.

Sobre o destino: O mítico Lago Ness? Um castelo erguido no topo de um vulcão? Whisky da mais alta qualidade? A Escócia é completamente surpreendente! Guardiã de tradições escocesas como a falcoaria, as Terras Altas impressionam com paisagens desenhadas em montanhas, lagos cristalinos e ruínas dos tempos medievais. Muitos desses cenários bucólicos apareceram algumas vezes no cinema, com especial destaque a Coração Valente, de 1995. A épica obra de Mel Gibson – detentora do Oscar de Melhor Filme – faz um retrato não apenas da vida do cavaleiro William Wallace e sua importância na Primeira Guerra de Independência da Escócia, como também da beleza selvagem das míticas Highlands. A área do Loch Leven e do Vale de Glen Nevis foi o local escolhido para “interpretar” o vilarejo onde Wallace cresceu, aos pés do impressionante Ben Nevis, maior pico do Reino Unido. Outro impressionante cenário é Mamore, o grupo de dez montanhas que o protagonista percorre logo após o confronto com Mornay (Alun Armstrong).

Para vivenciar quando voltarmos a viajar:  A bordo do Belmond Royal Scotsman, faça uma viagem de trem – mas não qualquer trem! Esta experiência coroada pela expertise da marca Belmond propõe uma jornada bastante original em três noites pelas Terras Altas. O roteiro pode ser exclusivamente focado em degustação de whiskies premiados. Que tal?

LOS ANGELES: MÚSICA e ROMANCE
Estados Unidos

Apareceu em: La La Land: Cantando Estações (2016), dirigido por Damien Chazelle, e Nasce Uma Estrela (2018), dirigido por Bradley Cooper.

Sobre o destino: O glamour de Beverly Hills e sua Rodeo Drive. O frenesi de Hollywood e da Calçada da Fama. As praias de Malibu. O charme de Pasadena. Sempre vibrante, Los Angeles é uma velha conhecida dos cinéfilos. Entre os diversos filmes que aqui foram gravados (Uma Linda Mulher, Pulp Fiction, Crepúsculo dos Deuses… só para citar alguns), dois dos mais recentes são os premiados La La Land: Cantando Estações e Nasce Uma Estrela. O longa de Damien Chazelle registra a história de amor da atriz Mia (Emma Stone) e do pianista Sebastian (Ryan Gosling), pincelada pelas canções de Justin Hurwitz e a inquietude de L.A. Duas cenas icônicas se passam no Griffith Observatory, quando o casal dança no planetário, e no Griffith Park (o divertido número de “A Lovely Night”), com a vista espetacular para o San Fernando Valley. Também merecem uma visita o despretensioso The Lighthouse Café e o píer de Hermosa Beach, ali perto: lugar onde Sebastian engata “City of Stars” tendo o Oceano Pacífico como seu confidente.

Para vivenciar quando voltarmos a viajar: Já a mais recente versão de Nasce Uma Estrela trouxe Lady Gaga e Bradley Cooper como os protagonistas Ally e Jackson Maine: ela, uma cantora amadora (mas cheia de talento), e ele, um artista no auge de sua carreira. Algumas das apresentações mostradas no filme foram gravadas no cool Coachella, perto de L.A. – para viver o festival ao melhor estilo pop de Ally, nada melhor do que a experiência VIP (com direito a acomodações especiais e acesso a áreas exclusivas). Se você é mais do country e do rock, como o Jackson, então prefira o Stagecoach, que acontece alguns meses depois do Coachella (mas no mesmo lugar)!

Fale Conosco
compartilhe esse post: