Prime News
Um novo item na sua Bucket List: O Louvre Abu Dhabi está finalmente aberto!
Publicado em 24 de novembro de 2017

Os art lovers de plantão já podem comemorar! É que o ambicioso irmão mais novo do Musée du Louvre finalmente abriu suas portas ao público. Localizado no distrito cultural da Ilha de Saadiyat, na capital dos Emirados Árabes, o Louvre Abu Dhabi levou uma década para ser concluído e inaugurado oficialmente – mas a espera valeu a pena.

É o arquiteto francês Jean Nouvel – o mesmo responsável pela arrojada Fondation Cartier pour l’art contemporain em Paris – quem assina toda a (surpreendente) arquitetura: Nouvel projetou o museu como uma espécie de “arquipélago” composto por 55 edifícios diferentes, inspirados pela típica arquitetura árabe.

O highlight do espaço é sua cúpula. Ela pesa nada menos do que 7.500 toneladas e é formada por 7.850 estrelas de metal, sobrepostas em oito diferentes camadas, que filtram a luz solar e criam um efeito refletido por todo o espaço. É de tirar o fôlego.

Foto: Roland Halbe

O museu traz galerias que contam a história da humanidade em 12 “capítulos”: cada um deles entrelaça temas e ideias em comum entre diferentes culturas – há, por exemplo, uma galeria dedicada aos grandes impérios da história e outra voltada à religião (onde é fácil encontrar uma folha do histórico Alcorão Azul, escrito a ouro, junto a uma Bíblia gótica em dois volumes). São 600 peças no total, das quais 300 são emprestadas de museus franceses – entre elas estão trabalhos de Giovanni Bellini e Leonardo da Vinci (wow!).

Vale lembrar que o Louvre é só o primeiro dos museus a serem inaugurados em Abu Dhabi: ainda faltam o Zayed National Museum e um aguardadíssimo Guggenheim! Eles (ainda) não têm previsão de abertura, mas estamos cruzando os dedos para que seja logo! #artsyabudhabi

Fale Conosco
compartilhe esse post:

Copyright © 2017 primetour viagens. All rights reserved.