Prime Tips
Viagens inspiradas por filmes e séries: já ouviu falar em set-jetting?
Publicado em 29 de outubro de 2024

Filmes e séries de televisão fomentam viagens há anos. Basta pensar no caso da Croácia, que precisou lidar com a altíssima procura de viajantes após ter servido como cenário para cidades fictícias de “Game of Thrones”. Ou da Nova Zelândia – o país abraçou seu lado geek ao tornar permanente o povoado onde vivem os hobbits de “O Senhor dos Anéis”. Embora montar roteiros baseados na cultura pop não seja uma novidade, o set-jetting tem figurado entre as tendências atuais do turismo. Venha entender o porquê, e se inspirar, no blog da PRIMETOUR, a SUA agência de viagens customizadas.

ENTENDA O SET-JETTING

Não é de hoje que filmes e seriados influenciam a forma como as pessoas viajam. O sucesso da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, dirigida por Peter Jackson no início dos anos 2000, levou muitos fãs a buscarem roteiros pela Nova Zelândia, cujas paisagens naturais tão inacreditáveis deram vida à Terra Média, reino mítico de elfos, anões, trolls… Parte da cenografia construída foi mantida, permitindo que até hoje se visite Hobbiton, nos arredores de Waikato, e veja as casas escondidas sob as colinas, como a do hobbit Frodo (Elijah Wood).

A Croácia também recebeu muita gente ávida pelos cenários da série “Game of Thrones”, exibida de 2011 a 2019. Entre as atrações mais famosas estão o Palácio de Diocleciano em Split (foi no complexo histórico que a personagem de Emilia Clarke, Daenerys Targaryen, reuniu um exército ao libertar as cidades escravagistas de Meereen e Yunkai), a ilha de Lokrum (lar do Rei das Especiarias) e a Fortaleza de Bokar em Dubrovnik (a cidade de Porto Real). Somente entre 2013 e 2018, o turismo relacionado à produção da HBO trouxe um retorno de € 180 milhões ao país.

Contudo, esse fenômeno, que foi batizado set-jetting (um trocadilho bem-humorado com jet-setting e set de filmagem), teve uma ressurgência no pós-pandemia – afinal, tivemos que passar cerca de dois anos em casa apenas “viajando” por meio das telinhas. Séries como “Emily in Paris”, “Succession” e especialmente “The White Lotus” acabaram viralizando nas redes sociais, passando a impulsionar a descoberta dos lugares incríveis que foram retratados em cena.

UMA AVENTURA SICILIANA

Essa virou uma febre na internet. A antologia “The White Lotus” coloca o espectador no caminho de magnatas, socialites e funcionários de um hotel luxuoso. A trama, configurada como uma sátira social, desenvolve-se a partir de núcleos paralelos que acabam se entrelaçando em um jogo de poder e sedução. Tudo se passa nas propriedades da fictícia rede hoteleira The White Lotus.

Só que esses endereços realmente existem – trata-se dos hotéis Four Seasons! A 2ª temporada usou a Sicília como pano de fundo, centralizando a história no San Domenico Palace, Taormina. O hotel, que ocupa um antigo convento do século 14, viu sua procura aumentar em 300% (!) após aparecer na série. Tanya McQuoid, a viúva out-of-touch interpretada por Jennifer Coolidge, fica hospedada na Royal Suite: a mais espaçosa de todas as acomodações, com 140 m² e vistas do Teatro Antigo.

O hotel, inclusive, organiza experiências exclusivas como um tour à charmosa Noto, cidade barroca visitada pelas frenemies Harper (Aubrey Plaza) e Daphne (Meghann Fahy) no episódio três. Se quiser ir além de “The White Lotus”, pode-se visitar as cidades onde o mestre Francis Ford Coppola filmou sua obra-prima “O Poderoso Chefão”.

JE NE SAIS QUOI PARISIENSE

A Cidade-Luz brilha ainda mais para os fãs de “Emily in Paris” com a chegada da 4ª temporada da série. Passear com a jovem interpretada por Lily Collins pelas vielas e atrações da cidade, como o Musée des Arts Décoratifs e o Quai des Célestins, instiga a (re)visitar Paris.

No 16º arrondissement, a Maison Baccarat, o cenário escolhido para sediar um glamouroso baile de máscaras, também recebeu destaque na 4ª temporada. Se preferir conhecer os arredores da capital francesa assim como Emily, não deixe de considerar uma visita à Riviera Francesa ou à comuna de Giverny. As praias de Saint-Tropez foram o “escritório temporário” de Emily na segunda temporada, enquanto os Jardins de Monet, em Giverny, serviram de inspiração para caminhadas da protagonista durante capítulos da temporada atual.

Para continuar nos passos da protagonista, que tal se hospedar no Hotel Plaza Athénée? Os episódios mais recentes da série mostram toda a elegância do hotel com seus toldos vermelhos, pista de patinação sazonal e vistas deslumbrantes para a Torre Eiffel.

NORUEGA TAMBÉM É TRENDY

Geleiras, montanhas, lagos de águas transparentes e a indescritível Aurora Boreal são algumas atrações que podem ser encontradas na Noruega. O país da Escandinávia ganhou destaque na 4ª temporada de “Succession” e é perfeito para os amantes da natureza.

Entre os cenários que podem ser visitados está a cidade de Åndalsnes, no condado de Møre og Romsdal, onde se encontra a Romsdalsgondolen, gôndola utilizada pelos irmãos Roy para ir ao encontro do personagem Lukas Matsson, vivido por Alexander Skarsgård. Visitantes são erguidos a mais de mil metros de altitude em um passeio que proporciona vistas espetaculares! O final do percurso ainda guarda uma surpresa: o restaurante Eggen, palco do encontro, com ótima culinária à base de ingredientes locais e vistas panorâmicas do fiorde e das montanhas Romsdalshorn.

É possível se hospedar no Juvet Landscape Hotel, nos arredores do vilarejo de Valldal, a menos de duas horas de carro de Åndalsnes. Lá é onde foi representada a casa de Matsson, mais especificamente no Writer’s Lodge, aconchegante chalé de 70 m² que pode receber até quatro pessoas – as vistas emolduradas por janelões de vidro, mirando o vale, o rio e a floresta, evocam uma pintura paisagística.

Escrito por:
Bruno Spiguel, Túlio Gariglio e João Pedro Acra Peracini
Depto. de Comunicação e Marketing da PRIMETOUR

Fale Conosco
compartilhe esse post: