Islândia
Roteiro Islândia: Inverno e Aurora Boreal

Gêiseres, cachoeiras, glaciares, praias de areias escuras: a vulcânica Islândia surpreende! A partir da charmosa capital Reykjavík, você irá conhecer o interior selvagem de um dos países mais singulares do mundo. Entre um parque nacional que remonta à época dos vikings e piscinas geotérmicas perfeitas para o descanso, sua temporada islandesa fica ainda mais especial no inverno: sabia que este é um dos melhores lugares do mundo para flagrar a aurora boreal?

DAY BY DAY¹

DIA 01

Na chegada ao aeroporto, encontro com o receptivo local para um pequeno briefing sobre o roteiro e o destino, depois de passar pela alfândega. Traslado privativo até o hotel com motorista falando inglês. Restante do dia livre.

DIA 02

City tour de meio dia por Reykjavik, que é uma cidade pequena e bastante amigável. Dentre as atrações da cidade estão museus e edificações famosas, como a Casa do Parlamento, um prédio clássico do século XIX, a Catedral de
Reykjavik onde é a sede do bispado islandês, a Harpa, um moderno teatro na região do porto e a Hallgrimskirkja, igreja, localizada no topo de uma colina, com torres de 75 metros de altura, de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. Há ainda alguns cafés de onde se pode observar a cidade e a vida local. Restante do dia livre.

DIA 03

Após o café da manhã, saída com destino à Costa Sul. Uma das primeiras paradas será em Reynisdrangar, que tem como destaque suas colunas de basalto. Depois, parada em Dyrhólaey, uma península com uma elevação de 120
metros que anteriormente era uma ilha de origem vulcânica. Já o Farol de Dyrhólaey fica no topo da formação virado para o mar. Em frente à península, há um gigantesco arco preto de lava que deu o nome à península, “Ilha da Porta da Colina”. Outro destaque do dia fica por conta das cachoeiras: a Cachoeira de Skogarfoss é considerada uma das mais belas da Islândia, e a Cachoeira Seljalandsfoss, a qual suas águas provêm da famosa geleira Eyjafjallajökull, tem uma queda de 60 metros de altura e uma trilha por trás para aqueles que não pretendem se molhar.

DIA 04

Dia de conhecer os glaciares. Jökulsárlón é considerada uma das maravilhas naturais da Islândia, a famosa lagoa glaciar contem icebergs de todos os tamanhosSerá possível ainda explorar as cavernas e os túneis de gelo que se formam naturalmente nos glaciares. Será possível pelas cavernas de gelo, acessíveis apenas no inverno.O caminho para a geleira é feito por uma trilha cênica de 3,5 km no Parque Nacional Vatnajökull.

DIA 05

Skaftafell é uma área de preservação com amplas trilhas para caminhadas, vistas fabulosas das montanhas e glaciares imponentes. Com uma paisagem cheia de contrastes, seu destaque são também os glaciares, porém cercados de montanhas, incluindo o pico mais alto da Islândia: Hvannadalshnjúkur, com seus mais 2.000 metros acima do nível do mar.

DIA 06

O Círculo Dourado combina as diversas paisagens da Islândia como gêiseres, cascatas e se o clima permitir, uma cratera vulcânica, o Kerid, localizada em um lago. Visita ao Thingvellir National Park, que é de grande interesse histórico na cultura Viking, conhecido por ser o local de reunião para grandes decisões entre as tribos, além de ser considerado patrimônio Mundial da Unesco. Haverá ainda uma visita a uma série de gêiseres, sendo o mais famoso deles o Grande Geysir Strokkur, que jorra água a uma altura de 40 metros. Outro local a ser visitado é a Cachoeira
de Gullfoss, a mais famosa da Islândia, com uma queda de 32 metros. Depois, traslado até Blue Lagoon, área com piscinas riquíssimas em minerais com propriedades de cura para tratamentos de pele.

DIA 07

Paradisíaca e ideal para completo relaxamento, sua água geotérmica surge a 2.000 metros abaixo da superfície, onde a água doce e água do mar se mesclam às temperaturas extremas e trazem a superfície sílica e minerais. É chamada de Lagoa Azul pois, apesar de sempre ser branca, a exposição ao sol cria uma ilusão de que suas águas são de fato azul. Para maior imersão nessa experiência de relaxamento, hospedagem no Spa Retreat, na costa sul da Blue Lagoon, construído em um fluxo de lava de 800 anos e com proposta de transportar a mente e corpo em uma jornada de rejuvenescimento. Entre suas propostas estão banho de lava, ducha seca, a vapor, massagens e um deck panorâmico para apreciação da lagoa.

DIA 08

Em horário determinado localmente, encontro com motorista para traslado privativo até o aeroporto de Keflavik para embarque em voo de volta ao Brasil. Observação: Estão incluídos nesse roteiro dois passeios para caçar a Aurora Boreal, que serão determinados localmente por conta de condições climáticas. Os locais escolhidos para pernoitar fora da cidade são especialmente conhecidos por serem presenteados com localização fantástica para observação do fenômeno, portanto há mais chances de observação da Aurora, principalmente em noites mais claras.

Quero IR!