Prime Tips
Catalunha: a próxima Região Mundial da Gastronomia
Publicado em 25 de julho de 2024

Há muito a descobrir na saborosa Catalunha, que, em 2025, será nomeada Região Mundial da Gastronomia: de uma fábrica de carruagens convertida em restaurante na pequena e charmosa Corçà a um restaurante em Barcelona comandado por discípulos do mestre Ferran Adrià (do lendário elBulli, que colocou a gastronomia molecular – e a catalã – no mapa dos gourmands). Venha descobrir alguns motivos que levaram a essa nomeação no blog da PRIMETOUR, agência que leva você aos destinos mais exclusivos.

BO.TIC 
Corçà, Espanha
CLASSIFICAÇÃO: ✪✪ MICHELIN
No pequeno município de Corçà, uma centenária fábrica de carruagens foi restaurada para abrigar este restaurante. Lá, o tradicional xuixo (massa frita e açucarada, geralmente recheada de creme catalão) ganha contornos de haute cuisine com cogumelos e trufas. Na experiência Chef’s Table, a proposta busca inspiração na tradicional cozinha de Empordà.

DISFRUTAR 
Barcelona, Espanha
CLASSIFICAÇÃO: ✪✪✪ MICHELIN
Mustmustmust! Os chefs que comandam o 1° lugar (!) da lista The World’s 50 Best Restaurants 2024 trabalharam no elBulli. O design celebra o Mediterrâneo, com interiores marcados pela cerâmica e a sala principal inspirada em vilas de pescadores. O menu “Festival” trabalha com criações sazonais e o “Clássico” traz pratos assinatura da casa (que, a despeito do nome do menu, são muito criativos).

EL CELLER DE CAN ROCA 
Girona, Espanha
CLASSIFICAÇÃO: ✪✪✪ MICHELIN
Em homenagem aos irmão Roca, o número três está enraizado neste restaurante que tem (olha só) três estrelas. A sala é um claustro triangular, com mesas ao redor de uma “floresta indoor” cercada por paredes de vidro (muita luz natural). Em cada mesa, três pedras. Mais números? Foi duas vezes o melhor restaurante do mundo na lista 50 Best e ostenta uma estrela verde Michelin.

ENIGMA 
Barcelona, Espanha
CLASSIFICAÇÃO: ✪ MICHELIN
Sob o comando experiente do outro Adrià, o chef Albert, Enigma é um retrato da excelência. Há um menu-degustação criado a cada mês, de 20 a 25 pratos, que segue o ciclo sazonal dos ingredientes. Espere ser surpreendido: plantas halófitas e caramelo de azeitonas pretas podem estar à mesa. Para os fãs de vinho, que tal o Tour Espanhol? A seleção cobre sete áreas vinícolas do país.

LASARTE 
Barcelona, Espanha
CLASSIFICAÇÃO: ✪✪✪ MICHELIN
Seu chef Martín Berasategui dispensa apresentações – no currículo, “apenas” 12 estrelas Michelin, mais do que qualquer chef espanhol. Apenas uma mente realmente criativa poderia combinar linguado a algas e chicória ou inventar um tartar de lula com maçãs verdes e emulsão de alcaçuz.

LES COLS 
Olot, Espanha
CLASSIFICAÇÃO: ✪✪ MICHELIN
A paisagem rural da região da Garrotxa se integra perfeitamente à gastronomia do restaurante. A chef Fina Puigdevall aposta em produtos locais e sazonais para dar vida às suas criações, muitos cultivados na grande horta do local, que inclusive abriga espécies nativas em perigo de extinção. Não à toa, foi contemplado com uma estrela verde – o prêmio de sustentabilidade do Guia Michelin.

MIRAMAR
Llançà, Espanha
CLASSIFICAÇÃO: ✪✪ MICHELIN
De frente para a praia: culinária requintada, aconchegantes suítes com vista para o mar e dois excelentes menus-degustação. No “MAR”, pratos à base de ingredientes locais e produtos da Galícia. No “Memória, Território e Cultura”, o foco vai para os produtos da região de Empordà.

A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. não se responsabiliza por eventuais mudanças, fechamentos e demais informações dos estabelecimentos e serviços acima. Os itens mencionados podem ser cancelados, suspensos ou alterados sem aviso prévio e estão sujeitos a disponibilidade, condições climáticas e legislações locais.

 

Fale Conosco
compartilhe esse post: