Prime Tips
Sul da Bahia: solo ou a dois?
Publicado em 24 de setembro de 2024

nullRede, mar e brisa. Não há estado mais cantado que a Bahia. E o seu litoral sul é sem dúvida um dos mais completos destinos de verão do mundo. Difícil não se apaixonar por essa região que encanta com a hospitalidade natural do seu povo e que abriga uma combinação irresistível de igrejinhas centenárias, praias paradisíacas conectadas com rios e alguns dos mais especiais hotéis do país. Veja algumas sugestões para viajantes solo ou casais no blog da PRIMETOUR, sua agência especializada em viagens singulares!

SOLO

Uma das mais interessantes vivências que você pode se proporcionar na região acontece na aldeia-e-centro-cultural pataxó Porto do Boi, em terra indígena acessível por canoa ou buggy a partir de Caraíva. Resgatando sua cultura e seu orgulho depois de séculos de colonização, os pataxós recebem visitantes para mostrar suas tradições, culinária e vestimentas deslumbrantes. O ritual de lua cheia acontece uma vez a cada mês: banho de ervas (vá com roupa de banho), cânticos na oca, danças ao redor da fogueira e rapé (para quem quiser experimentar).

No retorno, é no Boteco do Pará, ponto de encontro ao pôr do sol, que a conversa rola solta (se estiver lotado e vir um lugarzinho na mesa de alguém, não se avexe em perguntar se pode sentar junto). Combine seus pastéis (são 16 as opções de recheios) com o Netuno, bebida alcoólica feita a partir de gengibre e que é sinônimo de Caraíva.

Para almoçar, imagine um restaurante que só serve peixes tão frescos que não precisa de refrigerador. Esse é o Kôa, o mais disputado da vila. Feito na grelha ao ar livre sobre um deck construído no rio, o peixe leva apenas azeite e sal. Por não aceitar reservas, ir sozinho eleva as suas chances de conseguir uma mesa (chegue antes da abertura e coloque seus chinelos na fila — sim, é isso mesmo).

Para quem está em Trancoso, um “safári de caiaque” pelos rios Trancoso ou da Barra é imperdível. O dia pode ser finalizado no Santo Café (com alguns dos melhores grãos do Brasil) e no Muru, bar e restaurante com balcão – bom para ir sozinho e conhecer as pessoas mais interessantes de Trancoso. Tem menu 100% plant-based e fica no Na Praça, novo complexo de lojas e restaurantes no Quadrado; uma das mais bem-vindas adições à cena gastronômica local. Para ficar, a Pousada Tutabel tem propostas muito interessantes para o viajante solo (ver mais abaixo).

A DOIS

A escolha do hotel certo é o primeiro passo. Vocês querem se hospedar em uma das casinhas do Quadrado de Trancoso, com janelas que se abrem para a vida da praça? Ou no jardim, com mais privacidade? Para casais, o Uxua é o mais charmoso da vila e seu clube de praia na Praia dos Coqueiros é imperdível – não tem como não se encantar com o barco antigo transformado em bar.

Na Península de Maraú, a melhor opção para casais são as duas unidades da KA BRU: a Beach, na Baía de Camamu, e a 1100, proposta pop-up com planos de funcionar por 1.100 dias, até 2025.

Chegar a Corumbau é um desafio: de Caraíva, é preciso ir de buggy pela praia, pegar canoa e andar 500 metros na areia fofa. Por isso, o helicóptero é o jeito mais confortável de se chegar à Fazenda São Francisco, com heliponto próprio – sobrevoando as praias mais lindas do extremo sul. São 167 hectares e uma praia deserta onde ficam as tendas de cada uma das dez acomodações. Total privacidade e tranquilidade. A atenção aos detalhes é máxima: os ingredientes da horta, a textura deliciosa do tecido das espreguiçadeiras, a equipe majoritariamente indígena.

Em Itacaré, considerem o Barracuda Hotel & Villas, aberto em 2020 em cima de rochas com farta vegetação e vizinho a uma sequência de pequenas e belas praias com florestas e ondas propícias ao surfe. Além da piscina de borda infinita e do projeto arquitetônico de muito bom gosto, destaca-se a gastronomia do chef e pescador Fernando Luz e os projetos sociais criados ou apoiados pelo hotel.

Único restaurante de fine dining da costa sul da Bahia — e único que conheço no mundo onde você vai jantar de bermuda e descalço —, no Dêze, em Caraíva, vocês escolherão entre os menus-degustação de cinco ou nove tempos. Há opção plant-based e o chef Yuri Escobar faz um lindo trabalho com verduras, cogumelos e legumes fermentados. Para quem estiver em Trancoso, o Flô trouxe a possibilidade de se ter um belíssimo jantar ao ar livre, com pé na terra e sob as frondosas amendoeiras onipresentes no Quadrado. Atualmente, o Flô, o Praia Flô, o restaurante do Uxua e a clássica e imperdível moqueca da Silvana & Cia. são as melhores mesas de Trancoso. A novidade mais quente é o Flô Asian Cuisine, que está vindo para ocupar o espaço do bar-nightclub Seu Flô.

SUGESTÕES DE HOSPEDAGEM BY PRIMETOUR

POUSADA TUTABEL
Trancoso (BA), Brasil

A Tutabel, de apenas 18 acomodações, está a passos da Praia de Itapororoca. Para quem gosta de viajar sozinho, as chamadas “imersões” são a oportunidade perfeita. Entre elas, a Imersão “NUA”, de 3 a 6 de outubro de 2024, conta com uma especialista em desenvolvimento humano, Ana Raia, para conduzir os participantes a uma jornada de autodescoberta que inclui prática de yoga em meio à Mata Atlântica. Já na Imersão “Corpo & Alma”, de 21 a 24 de novembro deste ano, a bailarina Raissa Rossi e o triatleta André Sanches serão os guias em atividades de bem-estar que envolvem técnicas de meditação guiada.

RESERVA JACUMÃ BOUTIQUE HOTEL
Trancoso (BA), Brasil

Intimista! Inaugurado no final de 2023, o mais novo hotel-boutique de Trancoso conta com apenas 15 acomodações, incluindo espaçosas villas com piscina privativa. A culinária nordestina servida pela Jacumã preza pela sazonalidade e pelo uso de ingredientes vindos de pequenos produtores, com grande foco em frutos do mar (e vista para as ondas). Há também lounge “pé na areia” à dis – posição. As paisagens cênicas do litoral baiano, com suas inúmeras praias e vilarejos charmosos, são um convite a viver momentos especiais a dois: aproveitem para passear a bordo de uma lancha exclusiva, curtir em um quadriciclo, fazer um piquenique na praia ou remar em um caiaque ou stand-up paddle, sentindo a brisa do mar e admirando a natureza.

Conteúdo retirado da revista LUXURY TRAVEL by PRIMETOUR, número 4
Texto sobre o destino: 
Shoichi Iwashita, jornalista convidado.

Fale Conosco
compartilhe esse post: