Prime Tips
Coreia do Sul – uma ebulição entre tradição e modernidade
Publicado em 11 de setembro de 2024

Ebulição. Nos últimos anos, a Coreia do Sul se agitou com um twist entre tradição e modernidade, palácios imperiais e arranha-céus espelhados, templos sagrados e luzes de uma metrópole em ascensão. Conhecer este intrigante país banhado pelo Pacífico é uma novidade imperdível: leia sobre as principais cidades e outras curiosidades sul-coreanas no blog da PRIMETOUR, agência referência em turismo de luxo desde 1988.

MUST-SEE

SEUL

Há séculos, o hotspot de Seul é o Complexo Changdeokgung. Foi aqui que, em meados de 1400, o alfabeto coreano “Han-geul” foi inventado e apresentado à nação. Aprenda mais sobre a cultura local no Museu Nacional do Folclore e conheça as hanoks, casas tradicionais, na charmosa Bukchon Hanok Village. É possível vestir um hanbok (ler mais sobre abaixo) enquanto o local te transporta para a época da Dinastia Joseon. Vielas estreitas com galerias modernas e lojas de chá? O fascinante Distrito Isadong é the place to be para conhecer a vibrante cena artística coreana. Já quem passeia pelo Parque Namsan tem sua atenção atraída pela N Seoul Tower. Suba para uma vista de 360º: cerejeiras e lagoas, templos e palácios. Espaço de importância histórica e política, a Zona Desmilitarizada permite um vislumbre sobre a Guerra da Coreia e a divisão entre o Norte e o Sul. Veja túneis secretos e a Área de Segurança Conjunta, onde tropas norte e sul-coreanas estão frente a frente.

BUSAN

A segunda maior cidade da Coreia do Sul consegue unir a estrutura de uma metrópole à hospitalidade típica de cidades rurais. De um lado, o azul do mar. Do outro, imponentes montanhas com fontes termais que fazem de Busan um ótimo destino wellness. Uma visita a esta cidade portuária não está completa sem uma parada no Jagalchi, um dos maiores mercados de frutos do mar da Ásia, e na Gamcheon Culture Village, composta por casas coloridas.

JEJU

Contrastando com o ritmo acelerado da capital, Jeju oferece a tranquilidade de praias e bosques. É na maior ilha da Coreia que a principal atração natural do país se impõe: Seongsan Ilchulbong é uma imensa cratera vulcânica e Patrimônio UNESCO. Imperdível visitar o museu das Haenyeo: em 1629, uma comunidade de mulheres se formou para capturar mariscos em mergulhos de até dez metros de profundidade sem ajuda de cilindros de oxigênio. Uma cultura a caminho do fim, com um número decrescente de mergulhadoras, poucas novas interessadas e a grande maioria atuante já bastante idosa.

IMERSÃO CULTURAL

CULTURA MILENAR

O respeito às tradições locais é quase palpável no darye (cerimônia do chá), na troca da guarda no Palácio Gyeongbokgun e no uso da vestimenta típica hanbok. Ela é uma das principais expressões culturais coreanas. Originalmente reservada para cerimônias especiais, ela se popularizou e não é raro ver pelas ruas meninas e mulheres vestidas com suas cores vibrantes e seu conjunto delicado de ornamentos. Outra tradição importante é o Chuseok: durante três dias no mês de setembro, famílias se reúnem para homenagear seus ancestrais com mesas cheias de alimentos.

KOREAN WELLNESS

Uma típica experiência de wellness coreana ocorre nos jimjilbangs, casas de banho públicas que costumam ficar abertas a noite toda. A maior delas é o Spa Land Centum City, em Busan, mas você também encontra versões intimistas e modernizadas como a releitura do jjimjilbang do Four Seasons Hotel Seoul. Os cosméticos coreanos de skincare também têm sido sucesso no Ocidente. Marcas como Sulwhasoo e Innisfree vão além da venda de produtos. Passe pelo spa da Sulwhasoo, em Gangnam, e siga para compras na rua fashion Cheongdam para trazer alguns potinhos na mala.

A ONDA “HALLYU”

O termo se refere à influência da cultura coreana no Ocidente, uma moda que pode ser rastreada até 2012, quando o cantor Psy lançou o hit “Gangnam Style”, inspirado pelo elegante distrito de Gangnam, e colocou a Coreia no radar pop. Hoje, o foco são os doramas, novelas água-com-açúcar sucesso nas plataformas de streaming, e o K-pop. Fãs podem se vestir como um artista de K-pop, fazer uma sessão de fotos profissional e gravar uma música do gênero em um dos principais estúdios de Seul.

Conteúdo retirado da revista LUXURY TRAVEL by PRIMETOUR, número 4
Texto por: 
Bianca Piragibe e João Pedro Acra Peracini, Depto. de Comunicação e Marketing da PRIMETOUR

A PRIMETOUR Agência de Viagens e Turismo Ltda. não se responsabiliza por eventuais mudanças, fechamentos e demais informações dos estabelecimentos e serviços acima. Os itens mencionados podem ser cancelados, suspensos ou alterados sem aviso prévio e estão sujeitos a disponibilidade, condições climáticas e legislações locais.

Fale Conosco
compartilhe esse post: