Prime News
TURISMO REGENERATIVO E HOTÉIS CONSCIENTES
Publicado em 28 de maio de 2021

Você já deve ter ouvido falar sobre turismo sustentável. Mais do que uma simples tendência, a sustentabilidade em viagens se tornou uma realidade, e formas de diminuir o impacto causado no planeta pelo overtourism continuam sendo debatidas e implantadas em escala global. Mas um novo conceito – ainda mais green – ganhou força nos últimos tempos: o turismo regenerativo. Quer saber mais? Vem com a gente!

Afinal, o que é o turismo regenerativo?

Se no turismo sustentável a intenção é reduzir ao máximo os danos no meio ambiente associados a viagens, o turismo regenerativo vai além disso: agora, o objetivo é compensar esses danos e ainda promover ações concretas que ajudam a melhorar aquele lugar. Em outras palavras, o objetivo é causar um impacto, desta vez, positivo.

Esse conceito ultraconsciente de viagem começou a ser abordado com maior destaque por mídias como The New York Times e Forbes em 2020, a partir de reflexões da própria indústria do turismo que surgiram com a eclosão da pandemia do coronavírus. Mas há empreendimentos do ramo que já criavam alternativas sólidas para cuidar de comunidades carentes e lidar com os efeitos nocivos do overtourism (isto é, o turismo em massa) muito antes.

É o caso, por exemplo, do Six Senses Laamu, nas Maldivas, que faz com que água potável não falte em escolas e hospitais da região; ou do Singita, dedicado ao monitoramento do rinoceronte-negro e à reintrodução de espécies na África do Sul.

Hotéis #CONSCIENTES

A lista de hotéis, resorts e lodges com ações como essas que citamos e muitas outras vai longe. São diversas as opções de hospedagem que combinam o conforto e a sofisticação aos quais estamos acostumados com práticas de consumo consciente e cuidado ao próximo – o que deixa tudo ainda mais bacana.

A seguir, você confere alguns desses hotéis que adoramos (e que são cheios de propósito!).

COMUNA DO IBITIPOCA
Minas Gerais • Brasil

Curtir a viagem: Contato total com a natureza do interior de Minas Gerais! Instalada em uma antiga e tradicional fazenda da região, a Comuna do Ibitipoca convida os hóspedes a aproveitarem muitos dias ao ar livre. Pode ser a pé, a cavalo ou de bike até grutas e cachoeiras.

Cuidar do planeta: Entre os esforços que a Comuna promove, estão a produção de alimentos com técnicas de agricultura sintrópica (que não prejudica o meio ambiente), o programa zero footprint de plantio de árvores junto à comunidade vizinha e o trabalho de refauna com foco na reintrodução da anta, de macucos e de jacutingas, além do manejo para revigoramento populacional do Muriqui, primata ameaçado de extinção.

FOGO ISLAND INN
Newfoundland e Labrador • Canadá

Curtir a viagem: O Fogo Island Inn está localizado em uma remota ilha canadense, na costa do Atlântico. Cada detalhe da paisagem selvagem que o cerca merece ser conhecido (e em qualquer estação do ano!). Que tal hikings noturnos com observação de estrelas na primavera, passeios de snowmobile e snowshoe no inverno ou uma aventura de barco pelo oceano com um pescador local no verão?

Cuidar do planeta: O hotel foi fundado pela instituição de caridade Shorefast, e todos os seus excedentes operacionais são reinvestidos na comunidade da ilha por meio de programas sociais. A reutilização de água da chuva, a preocupação em buscar alimentos cultivados localmente e a utilização de energia solar são algumas de suas outras iniciativas ecológicas.

WILDERNESS SAFARIS BISATE LODGE
Ruhenger • Ruanda

Curtir a viagem: Poucas são as experiências comparáveis a um encontro com os magníficos gorilas-das-montanhas – uma vivência exclusiva do Bisate! E a hospedagem fica por conta de seis originais villas encravadas nas montanhas, cujo conceito arquitetônico lembra um ninho de pássaro.

Cuidar do planeta: O lodge já plantou mais de 20 mil árvores nativas em seu projeto de reflorestamento, ajudando assim na recuperação do habitat natural de animais como os raros macacos-dourados. Também aplica práticas sustentáveis na propriedade, incluindo tratamento de esgoto e uso de hidroeletricidade, e de engajamento com habitantes locais.

ISLAS SECAS PRIVATE RESORT
Golfo de Chiquirí • Panamá

Curtir a viagem: Um arquipélago inteiro à espera: são 14 ilhas no Golfo de Chiquirí, a maioria ainda intocada. Você pode aproveitar com esportes aquáticos, como mergulho, snorkeling, wakeboarding e por aí vai. Entre julho e outubro, é a vez de observação de baleias-jubarte em passeios de barco (para ficar bem pertinho delas!).

Cuidar do planeta: 100% da propriedade do resort é abastecida por energia solar, a água e os alimentos descartados são reciclados para irrigação e fertilização do solo, a infraestrutura foi construída com madeira de reflorestamento, garrafas de plástico single-use foram eliminadas… Tudo pensado para uma experiência eco-friendly como nenhuma outra!

Mas e a PRIME?

No último ano, a PRIME se tornou uma empresa Carbon Free, em uma parceria superespecial com a ONG Iniciativa Verde. Isso significa que passamos a compensar a emissão de CO₂ de todos os nossos processos!

E nossos clientes também podem ser Carbon Free se assim desejarem: nós calculamos quantas árvores são necessárias para neutralizar a “pegada” de carbono gerada por cada voo comprado com a gente.

Esta é a forma que encontramos para colaborar com a recuperação da mata nativa e ainda combater o efeito estufa e o aquecimento global. #givingback

Escrito por:
Bruno Staseuskas Spiguel
Depto. de Comunicação e Marketing da PRIMETOUR

 

Fale Conosco
compartilhe esse post:

Copyright © 2022 primetour viagens. All rights reserved.