What's On
AS PRÓXIMAS FEIRAS DE ARTE QUE VOCÊ NÃO VAI QUERER PERDER
Publicado em 22 de agosto de 2019

As melhores feiras de arte estão à sua espera! Descobrir tendências, encontrar artistas e presenciar a arte se reinventando de maneiras únicas.

Basel, Frieze, FIAC… Se você adora arte tanto quanto a gente, não vai querer ficar de fora! Selecionamos os principais eventos do gênero que serão realizados no segundo semestre deste ano, para você escolher e ir – sempre com acessos exclusivos e na companhia de guias especializados.

BIENAL DE ISTAMBUL
ISTAMBUL, TURQUIA
DE 14 DE SETEMBRO A 10 DE NOVEMBRO DE 2019

As maiores tendências da arte contemporânea dão as caras na maior cidade turca! Organizada desde 1987 e considerada uma das bienais de mais prestígio do mundo, a Bienal de Istambul abrange o que há de melhor no cenário artístico local e no internacional, criando diálogos entre artistas, críticos e entusiastas da arte como poucas feiras conseguem.

Fique de olho: A curadoria ficará por conta do francês Nicolas Bourriaud, cofundador do Palais de Tokyo, em Paris. Seu curriculum é impressionante: ele fez parte de equipes responsáveis por diversos eventos de arte nos últimos anos, como as bienais de Moscou, Atenas, Taipei e Kaunas (Lituânia). Um verdadeiro expert!

FRIEZE LONDON
LONDRES, INGLATERRA
DE 3 A 6 DE OUTUBRO DE 2019

Maior evento de arte contemporânea da capital inglesa, a Frieze London é sempre um acontecimento no mundo da arte. A feira irá levar mais de 160 galerias do mundo ao icônico Regent’s Park, além de assinar uma programação artsy bastante intensa durante a época, com destaque aos disputados painéis de discussão (batizados como Frieze Talks) e à Frieze Sculpture – o imperdível parque de esculturas ao ar livre, em 2019 com curadoria de Clare Lilley.

Fique de olho: Enquanto a Frieze dedica-se inteiramente à arte contemporânea, a Frieze Masters, que será realizada no mesmo período, investiga a arte produzida antes dos anos 2000. Localizadas a uma curta distância uma da outra (elas serão separadas apenas pelo parque de esculturas), as duas exposições, de contrastes tão únicos, garantirão um olhar ainda mais apurado!

FOIRE INTERNATIONALE D’ART CONTEMPORAIN (FIAC)
PARIS, FRANÇA
DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2019

Paris sempre dita tendências – e na arte contemporânea não seria diferente. A ousada feira internacional é um must para todos os art lovers, sendo realizada em outubro na capital francesa em endereços nada modestos: estamos falando do Grand Palais, do Petit Palais e do Jardin des Tuileries, entre outros. Esta será a 46ª edição da feira – e também a penúltima a ser realizada no imponente Grand Palais, antes dele fechar para renovações até 2022.

Fique de olho: No ano passado, a FIAC reuniu expositores de 25 países diferentes, além de ter marcado o retorno de 13 galerias internacionais de renome à feira (incluindo a brasileira Bergamin & Gomide). Para 2019, podemos esperar algo tão grandioso quanto – ou mais!

ART BASEL MIAMI BEACH
MIAMI BEACH, ESTADOS UNIDOS
DE 5 A 8 DE DEZEMBRO DE 2019

A Art Basel é tão, mas tão conceituada, que costuma definir o parâmetro de qualidade das outras feiras de arte do mundo. Ela começou em Basel, na Suíça, em 1970, e cresceu tanto que, atualmente, também acontece em Hong Kong e Miami Beach – a mais badalada das três! No começo de dezembro, a feira completa sua 18ª edição, e promete estar mais transgressora do que nunca.

Fique de olho: O Brasil vem ganhando cada vez mais espaço nas feiras internacionais – e na Art Basel não seria diferente. Só em 2018, 14 galerias nacionais marcaram presença no evento e fizeram o maior sucesso entre o público, que adorou peças de artistas como Sonia Gomes e Rubem Valentim.

FIQUE DE OLHO TAMBÉM NAS FEIRAS QUE JÁ ESTÃO ROLANDO:

TRIENNALE DI MILANO
MILÃO, ITÁLIA
ATÉ 1 DE SETEMBRO DE 2019

Realizada no Palazzo dell’Arte de Giovanni Muzio, a Trienal de Milão é um dos nomes mais icônicos entre as feiras de arte, influente no âmbito cultural e econômico desde 1933. Em todo esse período, a Trienal – que chega à sua 22ª edição em 2019 – já exibiu trabalhos de célebres como De Chirico, Sironi, Campigli, Carrà e Pistoletto. Desta vez, são mais de 100 obras produzidas nas últimas três décadas por artistas ao redor do globo.

Fique de olho: A italiana Paola Antonelli, curadora sênior de arquitetura e design no sempre ousado nova-iorquino MoMA, examina, por meio do tema “Broken Nature: Design Takes on Human Survival”, a relação do ser humano com o meio-ambiente em que está inserido, seja ele o ecossistema natural ou o social. Um tema atualíssimo!

BIENNALE DI VENEZIA
VENEZA, ITÁLIA
ATÉ 24 DE NOVEMBRO DE 2019

Desde 1985, continua completamente influente e definindo o que é mais bacana no mundo da arte! Neste ano, a Bienal de Veneza chega à 58ª edição com curadoria do nova-iorquino Ralph Rugoff, atual diretor da Hayward Gallery, em Londres. Embora sem um tema específico, a exposição internacional gira em torno da frase “May You Live in Interesting Times” (algo como “que você viva em uma época interessante”) – um ditado popular que evoca a sobrevivência em períodos de incerteza e crise.

Fique de olho: Além dos 79 artistas que estão reunidos nos tradicionais pavilhões Central e Arsenale, 91 países são responsáveis por promover mostras paralelas – cinco deles estreantes na bienal: Argélia, Gana, Madagascar, Malásia e Paquistão.

 

Fale Conosco
compartilhe esse post: