Prime Tips
Seis tendências de bem-estar para 2018
Publicado em 22 de novembro de 2017

As viagens de bem-estar podem ter parecido anteriormente uma tendência de nicho, mas a popularidade sempre crescente de programas de hotéis, retiros e especialistas deixam bem claro: A categoria veio para ficar.

“O setor de viagens de bem-estar continua a crescer em um ritmo rápido”, diz Martha Good, consultora da Virtuoso baseada em Austin. “A vida diária das pessoas são consumidas por e-mails, mensagens de texto, mídia social, e o desgaste de lidar com o trabalho e as responsabilidades pessoais deixam pouco tempo para que elas foquem no seu bem-estar. Elas desejam uma viagem que permite que retornem para casa sentindo-se revitalizadas, relaxadas e rejuvenescidas. Muitas viagens estão agora centradas no bem-estar espiritual, emocional ou físico.”

Os melhores retiros trabalham com os hóspedes para identificar pontos de interesse únicos: afinal de contas, tratamentos personalizados têm mais probabilidade de resultar em clientes satisfeitos. “Férias de bem-estar representam uma das viagens mais pessoais que alguém pode fazer, pois trata-se com frequência de uma viagem interior para enriquecer nossas vidas,” diz Judith Austin, consultora da Virtuoso baseada em Pittsburgh. “Se a visita for focada em uma necessidade ou interesse específico, se tornará uma visita mais profunda, mais significativa. Os viajantes desejam experiências que possam levar com eles quando retornarem às suas casas para sua rotina diária.”

Baseado em informações vindas de nossos parceiros Virtuoso, aqui estão as principais tendências que identificamos para 2018.

Visitando Mestres

Muitos destinos oferecem aos hóspedes uma oportunidade de aprender com gurus na vanguarda de suas áreas – visitando chefs, atletas, curandeiros, professores, doutores e até mesmo monges budistas – que veem ao local para guiar os viajantes para a cura espiritual, hábitos mais saudáveis e habilidades elevadas. As sessões ocorrem a partir de uma série de opções desde treinamento do sono com famosos CEOS até a preparação de refeições com chefs premiados com a estrela Michelin.

“O componente educacional da viagem de bem-estar é muito importante para os meus clientes,” diz Good. “Eles querem aprender sobre opções saudáveis de estilo de vida e assim levar esse conhecimento para casa e incorporá-lo em seu dia a dia.”

Detox do açúcar

Nos anos 80, foi a gordura; nos anos 90, foram os carboidratos. Agora, parece que a ovelha negra dos alimentos a serem evitados a todo custo é o açúcar. Spas de alta classe e resorts de bem-estar oferecem dietas detox livre de açúcar, onde a eliminação resulta na promessa de uma pele mais clara, um sistema digestivo mais eficiente e mais energia. (Bônus: pode resultar na perda de peso também).

Dietas livres de açúcar são ricas em gordura e proteína, destinadas a deixar os hóspedes saciados apesar das restrições. Para complementar o componente nutritivo, os programas incluem um conjunto de atividades como ioga, meditação, acupuntura, cura energética e massagens, tornando-se fácil (suficiente) esquecer que você não pode comer uma fatia de bolo como sobremesa.

Retiros espirituais

Com a idade vem a maturidade, a sabedoria, a segurança financeira … e com demasiada frequência, um lembrete da mortalidade à medida que entes queridos começam a nos deixar. Ingresse no caminho espiritual: uma jornada para encontrar consolação e recuperação.

“Vejo meus clientes solicitando férias de spa quando eles acabam de vivenciar a perda de um ente querido ou um evento trágico em suas vidas,” diz Lynne Adams, uma consultora Virtuoso baseada em Naples, Flórida. “Eles precisam daquela semana longe de tudo para se regenerar, pois a vida cotidiana pode ser muito estressante.” Nem todo sentimento de pesar refere-se literalmente a mortes, mas talvez uma mudança de vida, tais como um divórcio ou a casa que fica vazia quando seu filho mais novo resolve estudar fora. “Seja o que for, eles merecem este tempo,”diz Austin. “Eles confiam em você para recomendar o local perfeito.”

Saúde no foco

Genética. Biometria. Tenha em mente essas palavras: foi-se o tempo em que a proposta dos spas era apenas relaxar! Para perda de peso, cuidados de saúde e mudanças específicas no estilo de vida, você agora tem também a ciência a seu favor. Para acompanhar essa tendência, muitas instalações se atualizaram com metodologias médicas pioneiras e equipamentos state-of-the-art.

Nesses centros, que merecem tanto destaque quanto os espaços reservados ao relax, especialistas altamente treinados conduzem exames e diagnósticos e indicam o melhor plano de ação. Os programas são totalmente personalizados, e podem incluir dietas individualizadas baseadas no seu tipo sanguíneo ou, até mesmo, no seu DNA.

Terapia do sono e Recuperação do sono

A privação do sono foi vinculada a uma infinidade de problemas de saúde, variando do aumento do estresse ao aumento de peso à depressão e um sistema imunológico debilitado. Como resultado, alguns hotéis e clínicas oferecem programas especificamente elaborados para melhorar a qualidade do sono. O objetivo: Ao melhorar a qualidade e duração de seu sono, você melhorará toda a sua vida.

Os programas podem focalizar mecanismos de defesa através da gestão do estresse, ou melhorias externas através de programas de condicionamento físico tais como ioga. A maioria inclui também com frequência massagem e meditação. E os clientes podem esperar um minucioso exame que analisa causas subjacentes. “Semelhante à consulta inicial do cliente, um questionário desvendará o que é mais importante e o que precisa ser alcançado,”diz Austin. “Ele revelará uma razão pessoal e com frequência uma razão íntima para tratamento.”

Silêncio

Nesta era de comunicação constante, excluir (e desligar) a cacofonia de conversas incessantes pode ser o maior luxo de todos. Onde detoxes digitais têm sido uma tendência popular, 2018 vai dar um passo adiante: O silêncio é um privilégio.

Nessas propriedades, simplesmente desligar o Twitter ou não postar uma refeição no Instagram não é o suficiente. Aqui, os clientes encontram uma paz exuberante ao fazer o check-in em quartos de hóspedes com bloqueadores de wi-fi, ao usufruir massagens flutuantes com os olhos vendados para silenciar os diversos sentidos e ao fazer parte de sessões de plenitude mental e caminhadas meditativas na floresta. “Trata-se de desacelerar e envolver todos os seus sentidos, explica Austin. “Não hesite em dizer aos terapeutas do spa no início de consultas se você prefere silêncio e deseja imersão total.” E embora não se diga nada, de qualquer forma diremos: Em espaços comuns, telefones celulares não são permitidos.

Para uma seleção completa dos 42 parceiros em bem-estar da PRIMETOUR, entre em contato com o seu consultor de viagens. Encontre o bem-estar nestes hotéis, resorts e cruzeiros para o bem-estar:

Carillon Miami Wellness Resort
​COMO Hotels & Resorts: Shambhala Estate & Parrot Cay
Fonteverde
Golden Door
Grand Velas – Riviera NayaritRiviera Maya, & Los Cabos, Mexico
La Cantera Resort & Spa
Rancho La Puerta Fitness Resort & Spa
Silversea
Six Senses Hotels, Resorts, and Spas around the world: BhutanCon DaoDouro ValleyLaamuNinh Van BaySamuiYao NoiZighy Bay
Uniworld Boutique River Cruise Collection

Fale Conosco
compartilhe esse post: